Notícias Externas

‘Receba o auxílio’ esclarece dúvidas no Instagram

Página foi criada por estudantes de Gestão Pública da UFMG para responder perguntas sobre benefício do governo

Cadastro pode ser feito totalmente online
Cadastro pode ser feito on-line Marcelo Casal Jr. / Agência Brasil

Estudantes do curso de Gestão Pública da UFMG criaram um perfil no Instagram para tirar dúvidas da população sobre o auxílio emergencial instituído pelo governo federal para famílias de baixa renda. O perfil @recebaoauxilio posta informações sobre beneficiários potenciais, procedimentos para receber o auxílio e para regularização do CPF, quando for o caso, sem sair de casa. Além disso, os interessados podem enviar perguntas diretamente aos desenvolvedores do perfil.

O cadastro ao auxílio emergencial pode ser feito por meio do aplicativo criado pelo governo federal. Para ter direito ao benefício, é necessário atender a alguns critérios, entre os quais, ser maior de 18 anos, não estar formalmente empregado e ter renda familiar mensal menor que meio salário mínimo por pessoa, ou renda familiar total inferior a três salários.

No âmbito da UFMG, outras iniciativas foram desenvolvidas para orientar a população sobre o auxílio emergencial, a exemplo da cartilha produzida pela Clínica de Direitos Humanos (CDH) e do portal Plantão Especial, criado pelo projeto Direito Vivo, ambos vinculados à Faculdade de Direito da UFMG.