Última plenária antes da Semana de Saúde Mental discute programação

Evento apresenta estudo sobre afastamento de servidores

A programação da IV Semana Semana Mental, que ocorrerá de 16 a 20 de maio, e a formulação de uma política para a UFMG nesse campo foram discutidas na manhã de hoje, 2 de maio, durante a terceira edição do Conversatório Preparatório para a IV Semana de Saúde Mental. A plenária foi presidida pela professora Maria Stella Brandão Goulart, do Departamento de Psicologia da Fafich.

“A Semana não é um evento acadêmico-científico convencional. É construída coletivamente, com envolvimento vigoroso de toda a universidade, representada por atores muito diversos”, enfatizou Maria Stella, coordenadora da Comissão Institucional de Saúde Mental da UFMG. A responsabilidade do servidor público na construção de relações positivas e a ampliação do conceito de “cuidado” foram destacadas pela pró-reitora de Recursos Humanos, Maria José Cabral Grillo. “O ato de cuidar não pode ficar restrito ao escopo de uma profissão, como a do enfermeiro. Deve prevalecer na universidade a concepção de ‘cuidar uns dos outros’”, defendeu.

Marta Pimentel, Stella Goulart e Maria José Grillo abordaram a política de saúde mental na UFMG Foto: Foca Lisboa / UFMG

Ambiente cooperativo
Questões relacionadas ao acolhimento dos docentes com transtornos psicológicos foram levantadas pela professora Marta Pimentel, que falou em nome do Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (Apubh). “Ao delinear estratégias de monitoramento quanto ao adoecimento de professores, chegamos à conclusão de que é preciso conceber ambientes mais cooperativos do que competitivos nas universidades”, relatou.

Representante do Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador (Dast) da UFMG, a servidora Regina Campolina apresentou um levantamento preliminar sobre afastamentos por transtornos mentais entre os profissionais da universidade. Segundo ela, 13% dos professores ativos da UFMG já passaram por perícia no Dast para afastamento superior a cinco dias – a maioria deles, vinculados à Escola de Engenharia. Entre os servidores técnico-administrativos, o índice é de 14%.

A Semana
A IV Semana de Saúde Mental e Inclusão Social, que neste ano aborda o tema Por uma vida menos solitária, é coordenada pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) e pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).

Pautada pelo tema da saúde mental e da reforma psiquiátrica, a Semana estimula debates na comunidade acadêmica e na sociedade em busca de novas estratégias de atenção pública psiquiátrica e psicológica para pessoas com sofrimento mental e visando ao tratamento em liberdade. A Semana celebra, ainda, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, 18 de maio. Consulte a programação.