Notícias Externas

Coronavírus: uma luta desigual

Os impactos da pandemia na população mais pobre são o tema do novo episódio do 'Outra estação'

Viela na Vila Acaba Mundo, em Belo Horizonte: aumenta o número de pessoas vivendo em favelas, no mundo
Viela na Vila Acaba Mundo, em Belo HorizonteAcervo Polos de Cidadania

O novo coronavírus continua gerando infecções e mortes em todo o planeta. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as orientações sanitárias, inclusive a de que fiquemos em casa, valem para toda a população global, independentemente de nacionalidade, gênero, classe social... Porém, na luta para frear o avanço do vírus, nem todos estamos "no mesmo barco".

De um lado, há gente que, cumprindo as recomendações em residências confortáveis, consegue adquirir álcool em gel e outros produtos necessários à higienização, além de possuir recursos para pagar hospitais caros. De outro lado, outra parte da população carece de dinheiro até para comprar itens básicos de sobrevivência e tenta cumprir o distanciamento social em regiões com alta densidade populacional, em casas superlotadas. E, se todos devemos ficar em casa, o que será das pessoas sem-teto?

O episódio 35 do programa Outro Estação, da Rádio UFMG Educativa, fala sobre os impactos da pandemia do novo coronavírus na população mais pobre no Brasil.

Entrevistamos, além de especialistas em saúde e economia, representantes de entes públicos e organizações não-governamentais: a presidente da Central Única das Favelas (Cufa) em Minas Gerais, Marciele Delduque; o defensor público federal Antônio de Maia e Pádua, integrante do Grupo de Trabalho em Prol das Pessoas em Situação de Rua, vinculado à Defensoria Pública da União (DPU); o coordenador em Minas Gerais do Movimento Nacional da População de Rua, Samuel Rodrigues; e o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, Helder Salomão (PT-ES).

E contamos a história de Aline Souza, que viu a renda familiar despencar depois que precisou paralisar suas atividades profissionais por causa das medidas de distanciamento social.


Saúde mais ameaçada

Aline Souza é uma das pessoas que, em meio ao combate ao novo coronavírus, tiveram perdas na renda familiar depois de paralisarem suas atividades profissionais
Em meio ao combate ao novo coronavírus, várias pessoas, como Aline Souza, tiveram perdas na renda familiar depois de paralisarem suas atividades profissionais Arquivo pessoal

O primeiro bloco do programa trata do fato de que, no Brasil, certas condições de vida da população mais pobre tornam sua saúde mais vulnerável à infecção pelo novo coronavírus. Nas favelas, por exemplo, é comum que os moradores não consigam realizar uma das principais medidas recomendadas pelas autoridades em saúde pública, o distanciamento social. Ainda mais precária é a situação das pessoas que vivem nas ruas das cidades brasileiras.

Entre nossos entrevistados, a professora Débora Carvalho Malta, da Escola de Enfermagem da UFMG, ajudou a detalhar os riscos à saúde das pessoas de baixa renda. E é nesse bloco que Aline Souza nos conta dificuldades que ela e sua família vêm vivendo.

Prejuízos econômicos

A OMS e governos em todo o mundo já perceberam que, em meio ao combate ao novo coronavírus e à doença causada por ele, a Covid-19, a preocupação não deve se limitar a questões de saúde. Também é preciso prestar atenção aos prejuízos econômicos, especialmente àqueles sofridos pelas pessoas mais pobres. Estas costumam não ter reservas para se sustentar em meio à retração da atividade econômica mundial.

Uma das pessoas que entrevistamos neste bloco foi a doutora em economia Débora Freire, professora do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da UFMG.

Rede de solidariedade

Organizações não-governamentais estão recebendo doações a serem destinadas à população de baixa renda. Uma dessas iniciativas é da Central Única das Favelas (Cufa) em Minas Gerais. Quem quiser contribuir para o sustento de famílias de comunidades precárias pode enviar dinheiro para a seguinte conta-corrente:

CENTRAL ÚNICA DAS FAVELAS DE MINAS GERAIS - CUFA Minas

CNPJ :07.648.380/0001-14

SICOOB - 756

Agência: 3166

Conta-corrente: 71.515-8

Para saber mais sobre o tema

O episódio 34 do Outra estação falou dos desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) diante da pandemia causada pelo novo coronavírus. Já o episódio 33 mostrou como a China conseguiu conter esse vírus. O episódio 31, por sua vez, abordou as lições aprendida com outras epidemias.

site nacional da Central Única das Favelas divulga ações promovidas em vários estados do país para ajudar a população de baixa renda

Site da Defensoria Pública da União (DPU) sobre as ações dessa entidade durante o enfrentamento à pandemia

Site do Ministério da Saúde

Site da UFMG com informações sobre o coronavírus

Produção

O episódio 35 do programa Outra estação é apresentado por Breno Benevides, com produção de Breno Benevides, Camila Meira e Tiago de Holanda. A edição é de Tiago de Holanda, e a coordenação de jornalismo, de Paula Alkmim. Os trabalhos técnicos foram conduzidos por Breno Rodrigues.

O programa Outra estação aborda, semanalmente, um tema de interesse social. Na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM), vai ao ar às quintas-feiras, às 18h, com reprise às sextas, às 7h30. O conteúdo também está disponível nos aplicativos de podcast, como o Spotify.