Notícias Externas

Coronavírus: SUS enfrenta seu maior desafio

Programa 'Outra estação', da Rádio UFMG Educativa, analisa como os sistemas de saúde do Brasil e de outros países estão lidando com a pandemia

Especialistas defendem que o SUS precisa ser fortalecido para dar conta de atender os pacientes com coronavírus
Especialistas defendem fortalecimento do SUS para o combate ao coronavírus Marcello Casal Jr. I Agência Brasil

A saúde é direito de todos e dever do Estado. É o que prevê a Constituição Brasileira, que, em seu artigo 196, dispõe que esse direito é garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. 

É para isso que foi criado o Sistema Único de Saúde (SUS), que enfrenta hoje um dos seus maiores desafios: a pandemia causada pelo novo coronavírus. Com o SUS, o Brasil está mais bem preparado para enfrentar essa doença? Quais são os desafios que precisam ser vencidos urgentemente para que o combate à Covid-19, a doença causada por esse vírus, seja mais eficiente? 

A edição desta semana do programa Outra estação, da Rádio UFMG Educativa, ouviu especialistas para tentar responder a essas perguntas. O programa também traz depoimentos de brasileiros ao redor do mundo para saber como outros sistemas de saúde têm lidado com a pandemia na Europa, nas Américas e na África. Ouça o episódio completo:


Gargalos
Lavar as mãos com água e sabão, ficar em casa, proteger os idosos. A população precisa fazer a sua parte para combater o novo coronavírus. Essas são medidas consideradas essenciais para evitar que o número de infectados aumente muito rapidamente em um curto espaço de tempo, o que pode, segundo o Ministério da Saúde, levar o sistema público de saúde a um colapso já no mês de abril.

Mas também cabe às autoridades públicas enfrentar o problema com a seriedade que ele merece. Com o SUS, o Brasil conta com um sistema universal gratuito de saúde e profissionais qualificados, mas existem gargalos como a insuficiência de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o baixo número de profissionais e até falta de equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras, luvas, aventais e óculos de proteção, que são essenciais para evitar o contágio dentro das próprias unidades de saúde.

No primeiro bloco do Outra estação, especialistas analisam a capacidade de resposta do SUS à pandemia e o que precisa ser feito para evitar o colapso. Participam dessa parte do programa o professor do Departamento de Clínica Médica da UFMG Unaí Tupinambás, o docente da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Gastão Wagner e o presidente da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp), Victor Grabois.

O mundo contra o coronavírus

A brasileira Natália de Olveira Vaz está na Itália e relata que, apesar de ter um bom sistema de saúde, o país vive dias críticos com a pandemia do novo coronavírus
A brasileira Natália de Oliveira Vaz vive na ItáliaArquivo pessoal
"É muito triste. Dá um pouco de terror. As pessoas ficam mais estressadas pensando no que vai acontecer amanhã". (Natália Vaz, brasileira que mora em Roma, na Itália, há cinco anos)

O segundo bloco do programa (a partir dos 15 minutos) reúne relatos de brasileiros na Itália, Alemanha, Argentina, nos Estados Unidos e em Moçambique. Eles falam sobre as ações que vêm sendo implementadas lá fora para enfrentar o novo coronavírus. Na Europa, atual epicentro da pandemia, os governos têm adotado medidas duras de restrição de circulação de pessoas. A situação mais crítica é a da Itália, onde o sistema público de saúde já entrou em colapso. 

Nos Estados Unidos, os elevados custos dos planos de saúde preocupam a população; em Moçambique, na África, falta o mais básico: água.

"Como a gente pode cobrar que pessoas mantenham as mãos limpas se elas não têm nem água potável?"  (Paloma Ribeiro Drumond e Sousa, brasileira que reside em Nakala, Moçambique)
Paloma Ribeiro Drumond e Sousa mora Moçambique, onde até essa quinta-feira (26/03) foram registrados cinco casos da doença
Paloma Drumond está em Moçambique

Para saber mais
O episódio 33 do Outra Estação mostrou como a China está conseguindo conter o novo coronavírus. O episódio 31, por sua vez, abordou as lições tiradas de outras epidemias.

Site do Ministério da Saúde
Site da Secretaria de Saúde de Minas
Site da Secretaria de Saúde de BH
Mapa da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, traz dados atualizados dos casos de coronavírus no mundo
Site da UFMG com informações sobre o coronavírus
Legislações sobre a Covid-19

Produção
O episódio 34 do programa Outra estação é apresentado por Alicianne Gonçalves, com produção de Camila Meira, Breno Benevides e Alicianne Gonçalves. A edição é de Alicianne Gonçalves, e a coordenação de jornalismo, de Paula Alkmim. Os trabalhos técnicos foram conduzidos por Breno Rodrigues. 

O programa Outra estação aborda, semanalmente, um tema de interesse social. Na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM), vai ao ar às quintas-feiras, às 18h, com reprise às sextas, às 7h30. O conteúdo também está disponível nos aplicativos de podcast, como o Spotify.