PEDAGOGIA

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DA HISTÓRIA

Ementa

A disciplina se propõe a discutir as funções da história na nossa sociedade no contexto escolar e fora dele. As relações entre fundamentos da produção historiográfica e da história ensinada. A trajetória da história como disciplina escolar. As propostas de ensino de história atuais para a educação infantil e o primeiro segmento do ensino fundamental. As práticas educativas no ensino de história nas escolas. A história nas propostas curriculares do ensino fundamental I e nas leis 10.639/03 e 11.645/08, referentes ao ensino de história da África, dos afro-brasileiros e indígenas. Seleção de conteúdos, análise, organização e elaboração de materiais didáticos e avaliação no ensino de história.

Código da disciplina: MTE249-DIG

Nome da atividade: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DA HISTÓRIA

Período letivo: 6

Tipo da atividade: obrigatória

Créditos: 4

Carga horária (horas):

Teórica Prática Total
15 45 60