ABORDAGENS SOCIOLÓGICAS DA ESCOLA E DA SALA DE AULA
Ementa
Abordagens da escola e da sala de aula na Sociologia da Educação: seu lugar na pesquisa científica em educação e suas contribuições para a prática profissional dos educadores. A escola como objeto de estudo da sociologia. Cultura escolar e cultura da escola. Efeito-escola e estudos sobre a eficácia das escolas. Clima escolar. A sala de aula como objeto de estudo da sociologia. Estudos sociológicos das interações em sala de aula. O ofício de aluno e o sentido do trabalho escolar. Efeito-professor, estudos sobre a eficácia dos professores e a condição docente. Disciplina e indisciplina na aula. Relações étnico-raciais e de gênero na escola e na sala de aula. O uso de tecnologias e as interações em sala de aula.
Código da disciplina: CAE057-DIG
Nome da atividade: ABORDAGENS SOCIOLÓGICAS DA ESCOLA E DA SALA DE AULA
Período letivo:
Tipo da atividade: optativa
Créditos: 4
Carga horária (horas):
Teórica | Prática | Total |
---|---|---|
60 | 0 | 60 |