PEDAGOGIA

ABORDAGENS SOCIOLÓGICAS DA ESCOLA E DA SALA DE AULA

Ementa

Abordagens da escola e da sala de aula na Sociologia da Educação: seu lugar na pesquisa científica em educação e suas contribuições para a prática profissional dos educadores. A escola como objeto de estudo da sociologia. Cultura escolar e cultura da escola. Efeito-escola e estudos sobre a eficácia das escolas. Clima escolar. A sala de aula como objeto de estudo da sociologia. Estudos sociológicos das interações em sala de aula. O ofício de aluno e o sentido do trabalho escolar. Efeito-professor, estudos sobre a eficácia dos professores e a condição docente. Disciplina e indisciplina na aula. Relações étnico-raciais e de gênero na escola e na sala de aula. O uso de tecnologias e as interações em sala de aula.

Código da disciplina: CAE057-DIG

Nome da atividade: ABORDAGENS SOCIOLÓGICAS DA ESCOLA E DA SALA DE AULA

Período letivo:

Tipo da atividade: optativa

Créditos: 4

Carga horária (horas):

Teórica Prática Total
60 0 60