1º Fórum on-line multiprofissional da UFMG debate a autonomia da pessoa com Síndrome de Down

Para debater sobre a autonomia da pessoa com Trissomia do 21 (Síndrome de Down) e a importância da UFMG como espaço para promoção da saúde, prevenção de agravos e novas pesquisas relacionadas ao tema, será realizado um Fórum On-line Multiprofissional entre os dias 1ª e 31 de março, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h30, no canal do YouTube da rede 21 Conecta, apoiada pela Fundação Álvaro César. O evento é gratuito e aberto a todos, mas para participar é preciso se inscrever até amanhã, 26 de fevereiro, neste site.

De acordo com a professora do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da UFMG, Delma Aurélia da Silva Simão, uma das organizadoras do evento, os cuidados à pessoa com essa trissomia devem ser norteados pelos pressupostos teóricos da clínica ampliada, da integralidade e do cuidado compartilhado, com vistas à humanização, autonomia e protagonismo dos sujeitos nas práticas de saúde.

“A prática da clínica ampliada é transdisciplinar e considera a complexidade da vida do sujeito na qual se desenrola o processo de adoecimento, o cuidado, a reabilitação, a prevenção e a promoção da saúde. A realização desse evento, em parceria com a 21 Conecta, é para mostrarmos a importância da universidade na produção de conhecimento científico a respeito do tema e a necessidade de uma melhor preparação para receber esse público em escolas e Instituições de Ensino Superior”, afirma a docente.

Fórum On-line, que já conta com mais de 400 inscritos, reunirá profissionais da UFMG, profissionais externos de referência na temática, instituições e associações atuantes na T21 e familiares. A programação inclui discussões sobre: Impacto do diagnóstico inesperado na família e na sociedadeAdaptação familiar e cuidados à criança com T21A qualidade do sono e o impacto na autonomiaA fisioterapia como intervenção para a independência nas atividades de mobilidadeContribuição da fonoaudiologia do processo de comunicação e alfabetizaçãoEducação e Disciplina Positiva como Direitos, entre outros.

Dia Internacional da Síndrome de Down

Delma Simão lembra que em 2020, devido a pandemia da covid-19, foi preciso adaptar as maneiras de conectar uns com os outros. Refletindo sobre isso, a Down Syndrome International (DSI) escolheu para 2021 o tema Conectar para Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março.

A Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down Federação destaca, por sua vez, que a data é uma oportunidade anual única para a comunidade global da síndrome de Down se conectar ainda mais e ressalta a importância da conexão para compartilhar ideias, experiências e conhecimentos, capacitar uns aos outros para defender direitos iguais para pessoas com síndrome de Down e alcançar as principais partes interessadas para gerar mudanças positivas.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG