1ª Semana de Moda da UFMG começa nesta segunda-feira com o tema Brasilidades

Curso de Design de Moda, juntamente com grupo de estudantes, organiza a primeira edição do evento que congrega palestras, oficinas, exposições e desfiles

Com uma trajetória de 13 anos no cenário de ensino superior de moda no estado de Minas Gerais, o curso de Design de Moda da Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG tem se destacado nos cenários estadual e nacional. E a novidade é a realização, em parceria com um grupo de alunos, da 1ª Semana de Moda da UFMG (1ª SMUFMG), evento que propõe estabelecer diálogos/conexões entre processos criativos e reflexões teóricas entre estudantes, pesquisadores, professores e profissionais do mercado. O evento ocupará o Auditório B-104 do Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD-3), de 27 de novembro a 1º de dezembro, e o Piscinão da EBA, nos próximos dias 6 e 7.

O tema da 1ª SMUFMG é Brasilidades e decorre do tema Os Vários Brasis, proposto pelo professor Tarcisio D’Almeida aos estudantes para os desenvolvimentos dos processos criativos de suas coleções para a disciplina Pesquisa de Moda II, que inspirou o tema da primeira edição da SMUFMG.  O grupo de estudantes que está na organização é formado por Fernando Vidulino Moreira, Giovanna Bettio Graciano, Júlia Leite da Cunha e Lucas Augusto Rei Borges.

A 1ª SMUFMG visa realizar atividades educativas e expositivas relacionadas ao curso de Design de Moda da EBA. Neste sentido, intenciona estimular o desenvolvimento de atividades de pesquisa, extensão e ensino, além de desenvolver um espírito crítico e empreendedor que colabore com a consolidação das carreiras dos discentes como criadores do mundo da moda. Portanto, a 1ª SMUFMG se caracteriza como uma oportunidade de promover a democratização do acesso à moda - por meio de ações abertas ao público -, de viabilizar discussões teóricas em torno do tema Brasilidades e de proporcionar aos discentes do curso uma forma de divulgação dos conhecimentos adquiridos.

Programação
A programação da 1ª SMUFMG, que acontecerá no CAD-3, contará com palestra de abertura, no dia 27, das 15h às 18h, da professora Júlia de Assis. Em seguida, acontecerá a vernissage da Exposição, das 19h às 20h.

No dia 28, o consultor de moda e professor Aldo Clécius ministrará a oficina Inspiração, referência e apropriação cultural como criar moda autoral, programada para ocorrer das 15h às 18h. Em seguida, acontecerá a palestra Moda nas Redes sociais e no mundo digital, com Pitayaq, das 19h às 22h.

Para o dia 29, o evento programou a roda de conversa Transparência da Cadeia de Produção da Indústria da Moda como Forma de Identificação e Conscientização dos Processos Nocivos da Fast Fashion ao Meio Ambiente, com representantes do Greenpeace e Fashion Revolution, das 15h às 18h. Na sequência, das 19h às 22h, será a vez do stylist Rodrigo Cezário palestrar sobre Moda e ESG no Brasil: diversidade Cultural e Biodiversidade como Ativos Sustentáveis”.

Já no dia 30, das 15h às 18h, o público contará com a palestra Diálogos entre academia e mercado: relato de experiência no desenvolvimento de figurino em ‘O Toró’ de Shakespeare, com Yuri Simon da Silveira, Alexandre Colla e Luciano Soares. À noite, das 19h às 22h, acontecerá a oficina "Aprendendo sobre a arte de bordar em pedraria”, com Ana Andrade e Guilherme Avelino.

No dia 1º de dezembro, das 15h às 18h, a professora Daise Guimarães ministrará a palestra "O ofício de alfaiate: uma profissão que resiste às mudanças do tempo e se caracteriza como uma promissora área de atuação”. E no período da noite, das 19h às 22h, acontecerá a roda de conversa "Desafios e realizações pós-faculdade”, com os egressos do curso de Design de Moda da EBA Danilo Nogueira, Nívia Gomes e Thiago Bonifácio.

Para encerrar o evento, nas noites dos dias 6 e 7, os estudantes das duas turmas da disciplina Pesquisa de Moda II apresentarão suas coleções no desfile que tem como tema Os Vários Brasis, no Piscinão da EBA, das 19h às 22h. “A ideia é, a partir das diversidades de olhares, ampliar as possibilidades inspiracionais nos processos criativos das coleções”, explica Tarcisio D’Almeida.

Assessoria de Imprensa UFMG

Setor de Comunicação da Escola de Belas Artes da UFMG