2º Colóquio Museus e Paisagem Cultural será realizado no Campus Cultural UFMG em Tiradentes

O Campus Cultural UFMG em Tiradentes promoverá, nos dias 6 e 7 de junho de 2017, o seu 2º Colóquio Museu e Paisagem Cultural, com o tema Museus e Paisagem Cultural. O evento integra a programação dos 90 anos da UFMG. Programação completa e inscrições, com vagas limitadas por ordem de inscrição até o limite de ocupação do espaço, até o dia 2 de junho, pelo site do Campus Cultural.

O público alvo é constituído por profissionais de museus e órgãos de preservação do patrimônio, sobretudo, provenientes de municípios próximos a Tiradentes e a comunidade acadêmica em geral. As atividades serão realizadas no Sesi Tiradentes, Centro Cultural Yves Alves, espaço que integra o Sistema Fiemg, parceiro do evento. Informações pelo e-mailcampustiradentes@dac.ufmg.br 

O Colóquio pretende debater as potencialidades que a perspectiva da paisagem cultural apresenta para a atuação de museus locais. Reconhecida pela UNESCO desde 1992, a categoria da paisagem cultural é compreendida como parte de determinado território, expressiva das relações de interação entre o homem e o ambiente. Diz respeito ao sentido do “lugar” e abrange a totalidade do patrimônio, superando a dicotomia entre patrimônio natural e patrimônio cultural. É uma visão promissora para se firmar a atuação extramuros de museus, em processos que pressupõem a participação efetiva das populações em iniciativas de preservação do patrimônio.

Tem por objetivo, ainda, um alinhamento em relação à atuação do Campus Cultural UFMG em Tiradentes e as demandas culturais da cidade e da região, considerando particularmente a dimensão patrimonial conformada à realidade urbana. Entende-se uma necessidade de se estimular o debate em torno das possibilidades de requalificação das ações dos museus na região, tendo em vista contextos patrimoniais complexos, que requerem abordagens para além dos muros das instituições museológicas.

Percebe-se a pertinência de um espaço em que se debruce sobre tais questões em Tiradentes quando se olha para os processos que historicamente configuraram a atual conformação da cidade, assim como muitas outras cidades do território mineiro, que, surgidas das atividades mineradoras do século XVIII, conservam significativo acervo arquitetônico e urbanístico - edificações, traçados, estruturas urbanas, caminhos – convertidos, no século XX, em um dos mais significativos bens do patrimônio da nação. Se, em Tiradentes, as ações de preservação asseguraram a integridade especialmente do patrimônio edificado, encerraram também uma espécie de modelização de uma estrutura e estilo urbanos, produzindo um fictício congelamento temporal da cidade.

Sobretudo em décadas mais recentes, o desenvolvimento do turismo tem orientado, de forma preponderante, as mudanças na dinâmica urbana, com impactos sociais substantivos. A população que originalmente residia na parte central da cidade transferiu-se para bairros periféricos, e as antigas residências ou foram ocupadas por moradores flutuantes de fim de semana ou se transformaram em estabelecimentos voltados para o turismo: comércio, restaurantes, hotéis e pousadas.  De espaço de moradia e de sociabilidade, a área central de Tiradentes tornou-se lugar de oferta de trabalho para a população local, em claro processo de gentrificação. Nesse cenário patrimonial conformado em discrepâncias, parece legítimo debater as relações entre patrimônio, processos de musealização e a paisagem cultural de Tiradentes. Pretende-se que o evento tenha como desdobramento a oferta de um curso de extensão, no segundo semestre de 2017, destinado aos profissionais dos museus de Tiradentes e região. Dessa forma, buscará oferecer atividades formativas para profissionais que atuam em museus em Tiradentes/São João Del Rei e municípios próximos.

Campus Cultural UFMG em Tiradentes

O Campus Cultural UFMG em Tiradentes é vinculado à Diretoria de Ação Cultural da UFMG e tem como objetivo desenvolver atividades na esfera de todas as manifestações da arte e da cultura, por meio de projetos de ensino, de pesquisa, de extensão e de cooperação com instituições públicas e privadas de Tiradentes e de outras cidades da região. Com a realização dos colóquios, pretende-se criar um espaço para o debate sobre temas diversos no campo da cultura, especialmente aqueles que atendam demandas culturais de Tiradentes e região, com a participação de pesquisadores da UFMG e de outras instituições. Integram o Campus Cultural UFMG em Tiradentes o Museu Casa Padre Toledo, a Casa de Cultura e a Biblioteca Quatro Cantos, esta última em fase de implantação

Assessoria de Imprensa da UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa da UFMG

(31) 3409-4476 / 3409-4189

www.ufmg.br

Serviço

2º Colóquio Museus e Paisagem Cultural será realizado no Campus Cultural UFMG em Tiradentes

Dias 6 e 7 de junho de 2017

Sesi Tiradentes - Centro Cultural Yves Alves - Rua Direita, 168, Centro - Tiradentes, MG