20 anos de UFMG Jovem: feira de divulgação científica ocorre esta semana

Escolas mineiras de educação básica se mobilizam para tradicional evento

A UFMG Jovem receberá, nos dias 19 e 20 de setembro, milhares de participantes para a edição que comemora os 20 anos da tradicional feira de exposição de trabalhos, divulgação e popularização científica. A feira da educação básica vai ocupar o hall do Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD 1), campus Pampulha. O tema, Biodiversidade, tecnologia e arte, está alinhado com o da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2019 (SNCT): Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável, que ocorrerá em outubro.

Vários campos do saber estarão contemplados nos 75 trabalhos selecionados para a mostra, produzidos e inscritos pelas escolas. A lista dos projetos a serem apresentados está disponível no site da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), onde também consta a programação da feira. O evento é gratuito e aberto ao público para visitação, sem a necessidade de inscrição prévia. Grandes grupos escolares devem fazer um agendamento com o preenchimento de um formulário on-line.

Na abertura da 20ª edição da UFMG Jovem, haverá a apresentação do coral do Projeto Cariúnas, representado por 50 crianças e adolescentes participantes desse projeto de cunho filantrópico. A apresentação acontecerá na próxima quinta-feira, dia 19 de setembro, às 10h, no auditório do CAD 1.

As duas décadas do evento serão celebradas com novidades e programação diversificada, que faz jus à proposta inicial de ser um espaço privilegiado de diálogo e integração entre professores, pesquisadores e estudantes de diversas áreas e níveis de escolaridade. O evento foi idealizado em 1999 pela professora emérita Beatriz Alvarenga, do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFMG, que coordenou a primeira edição.

Outro destaque é o fortalecimento da parceria com as escolas de educação básica vinculadas à UFMG: Colégio Técnico (Coltec), Centro Pedagógico (CP) e Teatro Universitário (TU), cujos representantes passaram a compor a Comissão Assessora da UFMG Jovem, juntamente com os representantes de área e da Rede de Museus da UFMG.  Outra novidade será a participação de alunos da educação infantil, de 4 a 6 anos de idade, que levarão suas primeiras descobertas ao público.

A mostra contará, ainda, com a parceria inédita com a Formação Intercultural de Educadores Indígenas (Fiei), oferecida pela Faculdade de Educação. Isso porque, em 2019, a participação dos estudantes indígenas no evento, seja como avaliadores ou como expositores, passou a figurar na matriz curricular da formação.

Os 20 melhores trabalhos receberão, por meio de seleção da Comissão Avaliadora, uma bolsa de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Cada iniciativa contemplada contará com o apoio de um tutor vinculado à UFMG, aluno da pós-graduação, para auxiliar os estudantes na continuidade do projeto.

Mostra #ExploraUFMGJovem

A fim de promover reflexão sobre a diversidade da produção da própria Universidade, a programação contará com a realização da segunda edição da mostra #ExploraUFMGJovem.

Professores, estudantes e servidores vinculados a atividades de ensino, pesquisa e extensão na Universidade apresentarão aos alunos das escolas mineiras, públicas e privadas, os resultados e processos de pesquisa e produção em várias áreas do conhecimento. Os trabalhos serão apresentados em exposições, materiais interativos e similares no saguão do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, campus Pampulha. A relação dos trabalhos que compõem a mostra pode ser encontrada na página da Proex.

Mais informações na página da UFMG Jovem no Facebook

(Com informações de Eduardo Maia para o Boletim UFMG 2.072)

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG