20ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha leva intensa programação cultural à UFMG

Atrações incluem música, performances, lançamento de livro e documentário

Além de conhecer e adquirir produtos de artesanato típicos da região, o público que visitar a 20ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha, entre os dias 6 e 10 de maio, no campus Pampulha da UFMG, poderá apreciar diversas apresentações culturais gratuitas. A realização é da Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC) em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e com o Polo Jequitinhonha.

Na abertura do evento, dia 6 de maio, às 11h, será realizado o lançamento do livro Sabença, que reúne diferentes narrativas sobre a nova geração de artesãos no Vale do Jequitinhonha. A obra, organizada por Maria Aparecida Moura, Maria das Dores Pimentel Nogueira e Terezinha Maria Furiati, do Programa Saberes Plurais, apresenta uma potente transversalidade entre saberes tradicionais e acadêmicos, propiciada pela extensão universitária. Na sequência, às 12h30, Rubinho do Vale trará suas canções para a Praça de Serviços da UFMG, no show Rubinho do Vale: um cantador do Jequitinhonha. O artista, que já se apresentou em edições anteriores do evento, carrega o Vale em seu nome e em suas músicas.

Na terça-feira, 7 de maio, às 12h30, é a vez do cortejo Nossas vidas em cantos dançados, com os Erês Mensageiras dos Ventos. Os erês-ibejis são entidades infantis encontradas nos sistemas filosóficos e religiosos de matrizes africanas no Brasil. Crentes de que a palavra sopra alegria, o coletivo foi formado em 2018 e é composto por artistas de teatro, dança, circo e música. O espetáculo apresentado durante a 20ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha trará performances inspiradas nos cortejos circenses tradicionais, atravessadas por expressões culturais negras de Cuba, dos cocos nordestinos e das cirandas.

A manhã da quarta-feira, 8 de maio, começa com a Audiência Pública Artesanato Mineiro: perspectiva, às 9h30, no auditório da Reitoria. Em seguida, às 12h30, haverá apresentação da Orquestra de Choro da UFMG, na Praça de Serviços. No mesmo local, na quinta-feira, 9 de maio, às 9h, será a vez da roda de conversa Salvaguarda do artesanato em barro do Vale do Jequitinhonha (IEPHA/MG). A partir das 17h30 acontecem a performance Pequenas histórias de mim mesmo, do Teatro Universitário da UFMG e o lançamento do documentário Yékity - A vida fio a fio. Nele, Marcos Diniz propõe um poema visual contado pelos habitantes do Vale do Jequitinhonha, tendo o rio como grande articulador das narrativas.

Já na sexta-feira, 10 de maio, é a vez do cantor e compositor Carlos Farias subir ao palco para o show Canções e Histórias do Brasil Profundo. Será a segunda vez que Farias se apresenta na Feira. “As canções que eu vou compartilhar com o público traduzem a mistura étnica que originou a música brasileira de raiz, influenciada pelas culturas indígena e africana e pelo folclore brasileiro” diz. Riozinho, gravado com o Coral das Lavadeiras, é o disco mais recente de Carlos, que promete emocionar o público no penúltimo dia da Feira.

Histórico
A ideia de realizar um evento que pudesse colocar os artesãos do Vale do Jequitinhonha em evidência na capital mineira surgiu em setembro de 2000. Desde então, diversas ações para dar suporte e visibilidade ao trabalho dos artesãos foram realizadas pela UFMG. O objetivo é articular o diálogo entre os artesãos e a comunidade, buscando a integração, o aperfeiçoamento, e as trocas científicas e culturais.

A inclusão de apresentações dentro da programação da Feira de Artesanato foi sendo realizada aos poucos. Busca-se, a cada edição, diversificar a quantidade de atrações e valorizar artistas de dentro e fora do Vale do Jequitinhonha. Nomes como Pereira da Viola, Paulinho Pedra Azul, Marcos Catarina e Bilora já apresentaram suas canções no evento, realizado sempre no mês de maio.

Programação cultural
Quando: De 6 a 10 de maio
Local: Campus Pampulha UFMG (Av. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha)

6/5 (segunda-feira)
11h - Abertura Oficial da Feira e lançamento do livro Sabença
12h30 - Show Rubinho do Vale: um cantador do Jequitinhonha

7/5 (terça-feira)
Praça de Serviços da UFMG
12h30 - Cortejo Nossas vidas em cantos dançados! (Erês Mensageiras dos Ventos)

8/5 (quarta-feira)
Auditório da Reitoria da UFMG
9h30 - Audiência Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais Artesanato Mineiro: Perspectiva

12h30 - Concerto da Orquestra de Choro da UFMG

9/5 (quinta-feira)
Praça de Serviços da UFMG
9h - Roda de conversa Salvaguarda do artesanato em barro do Vale do Jequitinhonha (IEPHA/MG)

17h30 – Performance teatral Pequenas histórias de mim mesmo (Teatro Universitário UFMG)
18h15 - Lançamento do documentário Yékity - A vida fio a fio

10/5 (sexta-feira)
12h30 – Show Canções e Histórias do Brasil Profundo, de Carlos Farias

Para utilizar imagens de divulgação do evento, acesse aqui.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação da Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG