21ª UFMG Jovem acontece nesta quinta e sexta nas plataformas digitais

Evento contará com a exposição de mais de 200 trabalhos, lives, palestras, atividades culturais e premiações

Começa nesta quinta-feira, dia 10 de dezembro, a tradicional feira da educação básica da UFMG que, em 2020, será realizada em formato integralmente virtual. Em sua 21ª edição, a UFMG Jovem mobilizará, até sexta-feira, dia 11, professores e estudantes de escolas de Minas Gerais e comunidade universitária em torno de apresentações de trabalhos em diversos campos do conhecimento.

Serão exibidas 208 produções, de autoria de estudantes do ensino médio, ensino fundamental, educação infantil, bem como de participantes do Desafio: o mundo dos meus sonhos e da 1ª Mostra Educação e Saúde. Os vídeos dos trabalhos selecionados serão apresentados, em playlists específicas, no canal Extensão UFMG, da Pró-reitoria de Extensão, e também no site oficial do evento.

"O objetivo principal, mesmo no formato virtual, continua o mesmo, qual seja valorizar e divulgar trabalhos produzidos por estudantes da educação básica, promovendo a interação entre estudantes e docentes da educação básica e a comunidade acadêmica e externa à UFMG", afirma Ana Cristina Vaz, coordenadora da 21ª UFMG Jovem e professora do Centro Pedagógico (CP) da UFMG.

Especial e ao vivo

Em 2020, a UFMG Jovem, em sintonia com a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, tem como tema Tecnologias, Ciência e Criatividade: de casa para o mundo.

Além dos trabalhos selecionados pela Comissão Organizadora, a temática orienta uma programação especial e ao vivo, preparada pela Diretoria de Divulgação Científica (DDC/Proex). Ao longo dos dois dias de atividades, serão promovidas palestras com docentes da educação básica e profissional, além de encontro com ativistas, apresentações culturais, interações entre convidados, professores, alunos, autores e público. Todas as atrações serão transmitidas nos canais do YouTube da Proex e do Centro de Ensino de Ciências e Matemática de Minas Gerais (Cecimig), da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG.

Novidades

Entre as novidades, está o Desafio: o mundo dos meus sonhos, no qual os alunos expressam em áudio, desenho ou texto aquilo que desejam para um mundo melhor. Os trabalhos estão disponíveis no site do evento.

Já a 1ª Mostra Educação e Saúde divulgará os recursos educacionais desenvolvidos por pós-graduandos e egressos de programas de mestrados profissionais, cujos trabalhos tiveram como foco impactos na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

A cerimônia de encerramento e premiação das melhores produções apresentadas ocorrerá na sexta, dia 11, às 16h. Os links dos eventos, bem como todas as informações e atualizações da programação, podem ser obtidas na aba programação do site da UFMG Jovem e também nas redes sociais da UFMG Jovem e da Pró-reitoria de Extensão.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG