'22ª UFMG Jovem' acontecerá virtualmente nesta quinta e sexta-feira

Evento vai apresentar mais de 100 trabalhos e as atividades da Universidade que dialogam com a educação básica

Com o tema Conhecimentos em diálogo pela vida no planeta, em sintonia com a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia deste ano, a 22ª UFMG Jovem vai promover, nesta quinta e sexta, 9 e 10 de setembro, o intercâmbio e a troca de experiências entre a comunidade da UFMG e a educação básica.

A feira terá a apresentação de 81 trabalhos do ensino fundamental, ensino médio e da educação infantil. Na 2ª Mostra Educação e Saúde, serão apresentados 22 trabalhos da área de Ciências da Natureza por professores, estudantes e egressos dos mestrados profissionais em Educação e Docência (Promestre/Linha Ensino de Ciências), da Faculdade de Educação da UFMG, e em Ensino de Biologia em Rede Nacional (Profbio), da UFMG e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Os vídeos dos trabalhos da Feira da Educação Básica e da Mostra Educação e Saúde ficarão em exibição no site oficial do evento a partir de quinta.

Será exibido, também, na página, o Desafio: Como Seria o Mundo Se..., por meio do qual o público infantojuvenil das escolas expressará, por meio de texto, áudio ou desenho, outros mundos possíveis e outras maneiras de viver e se relacionar com o planeta Terra.

A 22ª edição será aberta oficialmente na quinta-feira, às 11h, em cerimônia com transmissão, ao vivo, pelo canal da Pró-reitoria de Extensão (Proex) no YouTube.

Virtual, ampliada e diversa

Além da tradicional apresentação de trabalhos, em 2021 a UFMG Jovem contará com uma programação ampliada e diversa. Durante os dois dias, serão realizadas lives e atividades virtuais no canal da Proex, com a participação de estudantes, professores, cientistas, indígenas. Serão apresentados, também, os locais da Universidade que recebem a comunidade externa.

Na quinta-feira, às 13h30, na Conversa com Cientistas, pesquisadores da Universidade de áreas como Cultura, Natureza e Arte vão interagir, ao vivo, com alunos das escolas de ensino básico. A roda de conversa terá como tema Natureza, Diversidade, Cultura e Arte. Os estudantes e seus professores poderão enviar perguntas ou comentários por meio de formulário.

#ExploraUFMG vai apresentar vídeos dos espaços dos campi da UFMG que recebem a educação básica e se reinventaram na pandemia. A mostra será aberta por mesa-redonda, na quinta-feira, às 15h30, que terá a presença da professora Nilma Soares da Silva, da Faculdade de Educação (FaE/UFMG), da coordenadora do Campus Cultural da UFMG em Tiradentes, Verona Segantini, e da coordenadora do Herbário do Norte Mineiro da UFMG em Montes Claros, Rúbia Santos Fonseca.

A programação continua na sexta-feira. Às 10h, acontecerá a atividade Tamborzada Brincante, e, às 13h30, estudantes da educação básica – bolsistas de Iniciação Científica CNPq (PIBIC Júnior / 2021) –  vão relatar suas experiências durante o ano na elaboração e desenvolvimento de projetos orientados por seus professores. Na sequência, às 15h30, será a vez de uma live apresentar as experiências de aprendizagens de escola indígena da aldeia Pataxó Muã Mimatxi, de Itapecirica, Minas Gerais.

Ainda na sexta ocorrerá a cerimônia de encerramento, às 17h, quando o público conhecerá os trabalhos premiados na UFMG Jovem – Conhecimentos em diálogo pela vida no planeta, de acordo com as categorias educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

A UFMG Jovem é promovida pela Diretoria de Divulgação Científica (DDC), vinculada à Pró-reitoria de Extensão (Proex).

Os trabalhos selecionados para apresentação e todas informações da programação estão disponíveis no siteFacebook e Instagram do evento.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG