41 atletas do CTE-UFMG disputam Campeonato Mineiro de Atletismo neste sábado

A competição será realizada em Juiz de Fora, nas categorias sub-16 e sub-23

A equipe de atletismo do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG disputará o Campeonato Estadual Mineiro Caixa de Atletismo Sub-16 e Sub-23, neste sábado, dia 29 de junho, na pista da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na região da Zona da Mata de Minas Gerais (entrada pela R. José Lourenço Kelmer s/nº, Bairro São Pedro, Juiz de Fora). A delegação da UFMG será composta por 41 atletas, sendo 20 da categoria sub-16 e 21 da sub-23, de diversas modalidades.

Disputado em etapa única, o campeonato terá início às 7h, com o minicongresso técnico, em seguida, a apresentação da equipe de arbitragem e execução do Hino Nacional Brasileiro. A partir das 8h, serão disputadas as provas da categoria sub-16, com a última competição prevista para às 11h35. As provas da categoria sub-23 serão a partir das 13h, a última marcada para às 18h20.

Organizado pela Federação Mineira de Atletismo (FMA), o campeonato fecha o calendário do primeiro semestre do esporte no estado. A competição tem como objetivos proporcionar aos atletas o aprimoramento físico e técnico, servindo de parâmetro para eventos de nível mais elevado; incrementar e desenvolver a prática do atletismo no estado de Minas Gerais; promover o intercâmbio entre as associações de atletismo de Minas Gerais, bem como de todo o território nacional e proporcionar a confraternização entre os participantes, contribuindo para o desenvolvimento da modalidade em âmbito nacional. Mais informações sobre a competição no site da FMA.

Categorias e provas

A categoria sub-16 é disputada por atletas com idade de 13 a 15 anos. Já na categoria sub-23, os competidores têm de 16 a 22 anos. O campeonato é para atletas de ambos os sexos, devidamente registrados em um clube filiado à Federação Mineira de Atletismo e com registro em dia na Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Na categoria sub-16, serão disputadas as seguintes provas: gênero feminino – corridas rasas (75 metros, 250 metros e 1000 metros); corridas com barreiras (80 metros e 300 metros); saltos (altura, distância e salto triplo); arremessos e lançamentos (peso, dardo e disco). Gênero masculino – corridas rasas (75 metros, 250 metros e 1000 metros); corridas com barreiras (100 metros e 300 metros); saltos (altura, distância e triplo); arremessos e lançamentos (peso, dardo e disco).

As provas da categoria sub-23 serão: 100 metros com barreiras feminino, 110 metros com barreiras masculino e as demais provas, tanto para o feminino quanto para o masculino: 100 metros rasos, 200 metros rasos, 400 metros rasos, 800 metros rasos, 1500 metros rasos, 5000 metros rasos, 10000 metros rasos, 400 metros com barreiras, revezamento 4x100 metros, revezamento 4x400 metros, salto em altura, salto em distância, salto triplo, arremesso do peso, lançamento do dardo e lançamento do disco.

Inscritos pela equipe do CTE-UFMG – Sub-16

Rafael Pereira da Silva

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte