5ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG tem início nesta segunda-feira

Começa nesta segunda-feira, dia 15 de maio, a 5ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG, que nesta edição tem o tema A liberdade é terapêutica. O evento segue até sexta-feira, dia 19 de maio, com debates, oficinas, exposições e atividades artístico-culturais, distribuído por diferentes espaços da Universidade, como o auditório, o mezanino e o gramado da Reitoria, a Praça de Serviços, a Faculdade de Medicina e a Escola de Arquitetura.

Serão discutidos os problemas de saúde mental que resultam em transtornos depressivos de estudantes e em afastamentos de técnico-administrativos e de professores. O destaque da edição será a apresentação do relatório conclusivo dos trabalhos realizados pela Comissão Institucional de Saúde Mental (Cisme) da UFMG, que reúne as diretrizes para uma política institucional de saúde mental da Universidade.

Este documento vinha sendo elaborado desde a 4ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG, estabelecendo uma política institucional alinhada com a Política Nacional de Saúde Mental e com a sociedade extracampi. Agora, ele será submetido ao escrutínio de toda a comunidade acadêmica.

O documento pode ser acessado no site da Pró-reitoria de Extensão. Para acessá-lo, é preciso clicar em "Redes" e seguir até o intertítulo "Rede Saúde Mental". A programação da 5ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG pode ser consultada no site do evento.

Ouvir e acolher

Claudia Mayorga, pró-reitora adjunta de Extensão, destaca o papel institucional da Universidade em face das questões relativas à saúde mental de sua comunidade. “Não é função da Universidade fazer atendimentos, mas é fundamental que ela acolha as pessoas que necessitam de apoio e se articule com as políticas públicas de saúde mental do município e do estado”, diz. “É importante investir em ações que colaborem no fortalecimento de uma universidade acolhedora, flexível, inclusiva e solidária”, defende Claudia.

Stella Goulart, professora do Departamento de Psicologia que preside a Comissão de Saúde Mental (Cisme) e integra a organização do evento, destaca a postura pioneira que a UFMG vem mantendo na direção do que Claudia Mayorga propõe. “Não há outra universidade no Brasil que se dedique ao tema da mesma forma.”

Algumas atividades da 5ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG poderão ser aproveitadas pelos alunos de graduação como “atividade complementar” para a integralização de créditos acadêmicos. O estudante interessado em receber o certificado deverá se inscrever nas atividades pela internet e assinar as respectivas listas de presença.

A Semana é promovida anualmente pela Rede Saúde Mental UFMG, composta por grupos, laboratórios e núcleos de extensão, ensino e pesquisa em saúde mental, além de setores de serviços com interface com a saúde e parceiros externos. A Rede Saúde Mental integra a Pró-reitoria de Extensão (Proex).

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG