54º Festival de Inverno UFMG tem início na próxima segunda-feira

Abertura, realizada no Conservatório UFMG, contará com a apresentação de um mapeamento cultural da Universidade e show do Grupo Sonante 21

Na próxima segunda-feira, 18 de julho, a partir das 18h, acontece a abertura do 54º Festival de Inverno UFMG. Até o dia 23 de julho, o evento promoverá diálogos e apresentações culturais de diversas vertentes, numa programação gratuita e aberta ao público, sob o tema Por uma política de cultura na universidade. A programação completa do Festival está disponível no site www.ufmg.br/festivaldeinverno.

A edição 2022 do evento irá refletir sobre uma série de ações que têm contribuído para a construção de uma política cultural forte no âmbito da Universidade. Entre elas, a criação recente da Pró-reitoria de Cultura (Procult) da UFMG, que é o órgão realizador do evento.

Programação de abertura

A solenidade de abertura oficial do Festival será realizada no Conservatório UFMG, às 18h, com a presença da reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, do vice-reitor, Alessandro Moreira, e dos pró-reitores de Cultura, Fernando Mencarelli e Mônica Medeiros Ribeiro. Em seguida, acontecerá a mesa-redonda Cultura em movimento: da Diretoria de Ação Cultural à criação da Pró-Reitoria de Cultura na UFMG, que receberá ex-diretores de Cultura da Universidade para um bate-papo sobre a institucionalização da área na UFMG.

Em seguida, às 19h, será realizado o Mapeamento cultural da UFMG (2019-2021): resultados e perspectivas futuras, em que o público conhecerá os resultados da pesquisa de mapeamento dos agentes e contextos das práticas culturais na Universidade, realizada a partir de uma consulta à comunidade acadêmica em 2021. Por meio de um diagnóstico on-line e colaborativo, estudantes, servidores técnico-administrativos, docentes e terceirizados responderam voluntariamente à pesquisa. O mapeamento teve o objetivo de localizar os agentes que movimentam a cultura dentro e fora da UFMG, com o intuito de descrever brevemente seus campos de atuação, ações e projetos. As informações obtidas foram processadas por uma equipe de cinco pesquisadores, e, agora, serão trazidas a público na ocasião.

Às 20h, o Sarau Conservatório UFMG recebe apresentação do Grupo Sonante 21 para encerrar a abertura do evento. A performance conta com as participações de Marco Scarassatti (música), Raquel Pires (dança) e Rafael Conde (vídeo). No espetáculo serão apresentadas obras musicais contemporâneas, improvisações livres, além da trilha musical criada pelo diretor de cinema Rafael Conde, para o filme experimental MUSIKA. O Sonante 21 é um grupo de pesquisa e performance em música contemporânea da UFMG, coordenado por Fernando Rocha, Elise Pittenger, Igor Maia e Ana Cláudia de Assis.

Serviço:

Abertura do 54º Festival de Inverno UFMG: Por uma política de cultura na universidade

Data: 18 de julho

Onde: Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1534 – Centro)

Programação completa no site: www.ufmg.br/festivaldeinverno

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa 54º Festival de Inverno UFMG | Bárbara Profeta

31984336424

Serviço

Abertura do 54º Festival de Inverno UFMG: 'Por uma política de cultura na universidade'

18 de julho de 2022

A partir das 18h