9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária na UFMG prorroga prazos de propostas de atividades e manifestação de avaliadores

Estudantes, professores, pesquisadores, profissionais e representantes de políticas públicas e movimentos sociais do país têm novo prazo para o envio de propostas de atividades para o 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (Cbeu). A data limite foi prorrogada até 6 de abril e permitirá que o público se programe melhor para enviar resumos e apresentar suas experiências no maior evento de extensão universitária nacional. As inscrições e submissões podem ser podem ser feitas pelo site oficial do evento.

É necessária a inscrição prévia para qualquer forma de participação presencial, inclusive para mediadores das Redes de Conversa.  A exceção é para os interessados em atuar como avaliadores ad hoc, que participarão de forma virtual e estão isentos da taxa de inscrição. O 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária acontecerá de 15 a 17 de julho deste ano, na Faculdade de Ciências Econômicas (Face), Centros de Atividades Didáticas (CAD I e CAD3), Escola de Engenharia, entre outros espaços da UFMG.

A prorrogação do prazo atende os interessados em apresentar atividades nas redes de conversa, feiras de economia solidária e/ou agroecológica, lançamentos e exposição de produtos de extensão universitária e oficinas.

Além disso, o 9º Cbeu prorrogou o prazo para aqueles que queiram manifestar interesse em atuar como avaliadores de resumos. Com isso, professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação, técnicos-administrativos em educação têm, agora, até o dia 6 de abril para manifestar interesse como avaliador ad hoc, também pelo site do evento.

A organização do congresso esclarece que as demais datas do cronograma permanecem inalteradas. As inscrições para ouvintes e público em geral podem ser feitas até a data do evento. O prazo para participação como mediadores das Redes de Conversa segue até 15 de abril. Está também mantido até 15 de abril o prazo para aqueles que tenham interesse em realizar reuniões, encontros e fóruns.

Articulação com a sociedade

O 9º Cbeu – considerado o maior evento de extensão universitária do país – visa ser um espaço para ações em rede que levem em conta, além dos direitos humanos, o debate de temas emergentes da sociedade brasileira, numa proposta de construção conjunta com diversos grupos sociais.

O evento vai contar também com inúmeras mesas-redondas temáticas que vão debater questões sobre a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e melhorias nas interações universidade e sociedade. Além disso, a programação contará com a realização do 47º Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão (Forproex), mostra audiovisual de direitos humanos e atrações artísticas e culturais que estarão, em 2020, vinculadas ao Festival de Inverno da UFMG.

Outra proposta do congresso é debater o atual contexto de restrições orçamentárias enfrentado pelas instituições federais de ensino, bem como os avanços da Resolução 07/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), para a consolidação da cultura extensionista no país.

O evento é realizado a cada dois anos por universidades de diversas regiões do país. A primeira edição ocorreu em 2002, em João Pessoa, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O último encontro foi em 2018, em Natal, Rio Grande do Norte, e reuniu, segundo os organizadores, cerca de nove mil pessoas nos três dias.

Rede de instituições

A UFMG e a Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) – por meio das respectivas Pró-reitorias de Extensão  – coordenam os trabalhos de organização.

Pela primeira vez, o congresso conta com o apoio de uma rede de instituições. Fazem parte dessa rede a Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Universidade Federal  de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal  de Lavras (Ufla), Universidade Federal  de Ouro Preto (Ufop), Universidade Federal  de Uberlândia (UFU), Universidade Federal  dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), além da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).

Integram também a rede a Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI/MG), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), bem como o Instituto Federal Sudeste de Minas (IF Sudeste MG), Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Instituto Federal Triângulo Mineiro (IFTM), Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas),  Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG) e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Mais informações sobre o 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária estão disponíveis em: www.ufmg.br/cbeu/. Fique também por dentro das novidades nas redes sociais do evento: Facebook, Twitter e Instagram.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelos contatos: cbeu2020@ufmg.br | (31) 3409-3215

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG