A Barca se apresenta no palco do 53º Festival de Inverno UFMG na quarta-feira

Nesta quarta, 28 de julho, a programação on-line do 53º Festival de Inverno UFMG continua pelo canal da Diretoria de Ação Cultural da UFMG no YouTube (youtube.com/culturaufmg). Entre o repertório que o público poderá conferir estão show, rodas de conversas e palestras gratuitas. Toda a programação está disponível online em www.ufmg.br/festivaldeinverno.

A atração musical acontece às 21h05, com show de A Barca, grupo de São Paulo, fundado em 1998. Em sua carreira, os integrantes viajaram por diversas cidades do interior do Brasil aprendendo, registrando e tocando música popular. Este encontro faz parte da série Conversas Musicais, do 53º Festival, promovida pelo Conservatório UFMG. Na série, os músicos realizam concertos comentados, na qual tocam suas obras, conversam sobre questões e temáticas relacionadas a elas, falam de suas memórias musicais e de seus processos de criação.

Rodas de conversa e palestras

A programação de rodas de conversa e palestras desta quarta-feira tem como enfoque grandes temas, entre a música, literatura e arte. A primeira roda acontecerá às 10h, com o tema Reflexos de Arte Moderna na música hoje. O encontro entre os pesquisadores Flavia Toni e Walter Garcia, da USP, terá como foco a discussão em torno da herança modernista na cultura brasileira contemporânea. A professora Ana Cláudia de Assis, da Escola de Música da UFMG, será a mediadora da atividade.

Já na parte da tarde, às 17h30, o escritor Jeferson Tenório conduzirá a palestra Literatura, raça e representação. O autor de O avesso da pele aborda a construção de personagens negros no mundo contemporâneo, ressaltando a complexidade subjetiva deste processo.

Às 18h30, a diretora e pesquisadora teatral Maria Thaís Lima Santos ministra a palestra A cena – um lugar de acontecimentos e confluência. Maria Thaís coordenou a primeira residência artística no Centro de Pesquisa Teatral do SESC São Paulo e hoje desenvolve o projeto de pesquisa A cena como quimera – a dimensão da ação poética no Museu Paulista da USP.

Por fim, às 19h30, a roda de conversa Exuzilhadas, com a escritora Cidinha da Silva, colocará em cena as principais temáticas de suas obras que falam sobre a estética das africanidades, orixalidades e ancestralidades. A conversa será mediada pelo professor Pedro Meira Monteiro, da Universidade de Princeton.

Toda a programação é gratuita e está disponível no site do Festival: www.ufmg.br/festivaldeinverno.

Acompanhe o Festival de Inverno UFMG:

No Instagram: festival_ufmg

No Facebook: festivalufmg