A ciência em diálogo com a cidade: Fachada Digital celebra 90 anos de história da UFMG

Em comemoração às nove décadas da UFMG em 2017, o Espaço do Conhecimento UFMG apresenta a chamada temática UFMG 90 Anos: A Pesquisa Científica e Cultural, que tem por objetivo tornar o conhecimento acessível à população. Imagens e sons irão ocupar a Fachada Digital até 23 de setembro, das 18h às 22h.

Serão apresentadas 21 produções de professores, alunos e funcionários da UFMG, que tratam de temas variados de pesquisa e extensão, passando pelas ciências exatas, biológicas, sociais e humanas.

Do fim de julho à primeira semana de agosto, a Fachada traz o grito de socorro dos povos Guarani e Kaiowa no processo de retomada de suas terras. E a dança promove o encontro de corpos, imagens e sons, extrapolando os muros da universidade.

Em agosto, formas de inscrição no ambiente urbano revelam novos olhares sobre a cidade através da fotografia e da dança. Na região metropolitana da capital, projetos atuam no fortalecimento de práticas agrícolas. Em seguida, a história e a memória da medicina, assim como seus procedimentos técnicos, mitos e verdades, ganham destaque. E tratamentos alternativos para doenças e transtornos são apresentados por meio de plantas e músicas.

A cidade com suas lutas e disputas também é palco das produções. Em setembro, última semana da chamada, vídeos e imagens tematizam os conflitos que levaram a população às ruas em 2013. Longe dos centros urbanos, o som figura as memórias do Velho Chico, o Rio São Francisco, através das lembranças de moradores de cidades ribeirinhas.

Confira a programação completa no site do Espaço.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed e do Instituto Unimed.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

(31) 3409-8352 / (31) 9 9306-0348

www.espacodoconhecimento.org.br