A música brasileira na correspondência de Curt Lange será tema de seminário na UFMG

A UFMG promove nesta sexta-feira, dia 25 de agosto, das 14h às 17h, o seminário As faces de uma nação imaginada: diálogos sobre a música brasileira na correspondência de Francisco Curt Lange, 1930-1940. O evento será realizado na sede do Acervo Curt Lange, na sala 402 da Biblioteca Central da UFMG, no campus Pampulha. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3409-4419 ou pelo endereço curtlangeacervo@gmail.com

O seminário, que será ministrado por Loque Arcanjo Júnior, professor do Departamento de Teoria Musical da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), é fruto de projeto interdisciplinar com foco nas relações entre música, história e ciências sociais. O objetivo do projeto é analisar a construção de redes de sociabilidades pelo musicólogo Francisco Curt Lange com a música e a musicologia brasileiras, representadas por nomes como Mário de Andrade, Koellreuter, Cláudio Santoro e Villa-Lobos.

O acervo que contém documentos e objetos do musicólogo teuto-uruguaio Francisco Curt Lange (Eilenburg, 1903 – Montevidéu, 1997) foi integrado à UFMG em 1995. Ele reflete sua intensa e variada atividade e registra o cotidiano da vida musical latino-americana ao longo de praticamente todo o século 20.

O palestrante

Loque Arcanjo Júnior é mestre e doutor em História Social da Cultura pela UFMG. Desenvolve pesquisa nas áreas de música e história no Centro de Pesquisa da Escola de Música da Uemg e coordena o projeto Música, musicologia e história: diálogos sobre a música brasileira na correspondência de Francisco Curt Lange (1930-1945).

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

www.ufmg.br

Serviço