A viralização da mentira: Espaço do Conhecimento UFMG discute Fake News em Café Controverso

Evento acontece no sábado, dia 9 de junho, às 11h; entrada é gratuita

Bots, clickbaits, ads. As palavras de origem estrangeira podem não ser tão claras, mas estão diretamente relacionadas ao tão discutido universo das Fake News. A propagação viral de notícias falsas pode trazer graves consequências para a sociedade e tem, inclusive, interferido nos processos democráticos. Para pensar essa relação entre mídia, verdade e democracia, o Café Controverso de junho traz o tema Fake News: a pós-verdade na era da Internet, no dia 9 de junho, às 11h.

O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, nº 700, bairro Funcionários. Mais informações no site www.espacodoconhecimento.org.br, no facebook.com/espacodoconhecimentoufmg ou pelo (31) 3409-8350.

Participam do evento a professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG Geane Alzamora e o professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG Fabrício Benevenuto. O debate é gratuito e aberto ao público.

Dos primórdios da notícia à idade do Facebook

Ainda que o termo Fake News seja recente, as notícias sempre trouxeram consigo um componente de inventividade. É o que pensa a professora do Departamento de Comunicação Social Geane Alzamora. Ela afirma ainda que as pessoas não são movidas pela verdade e tendem a acreditar no que querem.

“Se a notícia não é necessariamente verdadeira e nunca foi, o que chamou tanta atenção para o conceito de Fake News?”, questiona Alzamora, que destaca o potencial da Internet de tornar um conteúdo viral como o grande responsável pelo fenômeno como conhecemos hoje.

O professor Fabrício Benevenuto também evidencia a grande capacidade das mídias sociais de disseminar a desinformação e acredita ainda na necessidade de coibir as ferramentas e os sistemas que permitem esse alastramento de mentiras.

Para Benevenuto, as Fake News envolvem o marketing político no espaço online, um mal que pode perturbar a disputa eleitoral brasileira neste ano. “As redes sociais se tornaram palco para uma verdadeira guerra de informações em períodos eleitorais.”, afirma.

Café Controverso

Sempre no primeiro sábado do mês, o Café Controverso recebe um debate sobre assuntos de interesse público. Os participantes podem participar da discussão com perguntas aos palestrantes.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

(31) 3409-8352 / 9 9306-0348

www.espacodoconhecimento.org.br