Abertas as inscrições para o Programa de Pós-graduação em Ciências e Técnicas Nucleares da UFMG

O Programa de Pós-graduação em Ciências e Técnicas Nucleares (PCTN), vinculado ao Departamento de Engenharia Nuclear da Escola de Engenharia da UFMG está com inscrições abertas, até o dia 8 de fevereiro, para a seleção de candidatos aos cursos de mestrado e doutorado para ingresso no primeiro período letivo de 2022.

Os interessados podem se inscrever na Secretaria do Programa, localizada no Bloco 4, sala 2299, Escola de Engenharia, campus Pampulha, na Avenida Antônio Carlos, 6627, Belo Horizonte, de segunda à sexta-feira, exceto em feriados e recessos acadêmicos, das 9h às 12h e das 14h às 16h. As inscrições também podem ser efetuadas pela internet, mediante preenchimento do formulário de inscrição, devidamente assinado, disponível exclusivamente na página web do programa e do envio da documentação em formato PDF, para o e-mail poscctn@nuclear.ufmg.br, durante o período de vigência das inscrições.

Podem se inscrever graduados em Engenharia, Física e Química. Também podem se inscrever, a critério do Colegiado do PCTN, graduados em cursos universitários em Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Arquitetura que mostrem elevado interesse e capacidade de desenvolver trabalhos científicos em uma das áreas de concentração específicas do programa.

Vagas e processo seletivo

De acordo com o edital regular, são oferecidas 25 vagas para ingresso no primeiro período letivo de 2022, 15 para o mestrado e 10 para o doutorado. Em cumprimento à Política de Ações Afirmativas da UFMG, três das 15 vagas do mestrado e duas das 10 vagas do doutorado serão reservadas aos candidatos autodeclarados negros.

O edital suplementar destina duas vagas para o mestrado e duas vagas para o doutorado (em ambos são uma para indígenas e uma para pessoas com deficiência).

O processo de seleção ao doutorado constará de três etapas, de caráter eliminatório e classificatório: avaliação de curriculum vitae, avaliação do plano de tese e defesa oral do plano de tese. O processo seletivo do mestrado terá duas etapas, também eliminatórias e classificatórias, e será realizado de forma completamente presencial: prova escrita e avaliação de curriculum vitae.

Os resultados finais do mestrado e do doutorado serão divulgados até às 17h do dia 4 de março de 2022.

Mais informações pelo telefone (31) 3409-6666; e-mail: poscctn@nuclear.ufmg.br e página www.nuclear.ufmg.br.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG