Abertura da 17ª edição do Festival de Verão UFMG

A 17º edição do Festival de Verão da UFMG será aberta nesta terça-feira, 28 de fevereiro de 2023, com a temática Cultura, memória e democracia: ação cultural na universidade nas décadas de 1960 a 1980. Retomando o formato presencial, a programação, gratuita, é composta de conversas, oficinas, projeção de filmes com sessões comentadas e apresentações artísticas.

O primeiro evento do dia é uma sessão comentada do filme Ouro Preto festival de 10 invernos (1976), às 17h, no miniauditório do Conservatório UFMG (avenida Afonso Pena, 1534). O filme é uma das quatro produções sobre os festivais de inverno da UFMG; os demais celebram os 20, 40 e 50 anos de realização do evento. A sessão será comentada por Evandro Lemos Cunha, Magda Velloso, Lucia Pimentel, Berenice Menegale, José Adolfo Moura, Fabrício Fernandino e Rafael Conde. A proposta é deflagrar reflexões sobre o que o Festival de Inverno da UFMG representa, por mais de meio século, para a cultura local, regional, nacional e internacional.

Cultura e memória

Às 18h30, o Conservatório sediará a cerimônia de abertura, com intérprete de Libras, e uma roda de conversa sobre ações culturais e política cultural na UFMG, a partir das 19h. Cultura e memória: conversas e registros terá a participação dos professores Geraldo Luiz Moreira Guedes, Evandro Cunha e Lucia Pimentel, do pró-reitor Fernando Mencarelli e da pró-reitora adjunta de Cultura,Mônica Medeiros Ribeiro. A mediação será feita pelo jornalista Marcílio Lana, assessor de Relações Institucionais da Universidade.

Encerrando o dia, estudantes do Teatro Universitário (TU) da UFMG apresentam o espetáculo Casulo, às 20h30, no Centro Cultural UFMG (avenida Santos Dumont, 174). A peça, que aborda as principais problemáticas da terceira idade, é interpretada por duplas ou trio de alunos do primeiro ano, com base em pesquisas atuais. A supervisão dramatúrgica e de interpretação é do professor do TU Fernando Limoeiro. A classificação indicativa é para maiores de 12 anos, com duração de 50 minutos.

Primeiro dia da 17ª edição do Festival de Verão da UFMG

Data: 28 de fevereiro de 2023

Eventos gratuitos

Sessão comentada Ouro Preto festival de 10 invernos (1976)