Abertura da Semana do Conhecimento UFMG ocorre nesta segunda-feira

Cerimônia de abertura da 30ª Semana do Conhecimento da UFMG ocorre às 9h desta segunda-feira, 25 de outubro, com as falas iniciais e evento cultural, até as 9h40. Na sequência, haverá palestra com os convidados Vanessa de Almeida, da Pró-reitoria de Extensão e professora da Escola de Enfermagem da UFMG; Sidarta Ribeiro, pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e Margareth Dalcolmo, pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

Link: Abrir

No período da tarde, às 14h, será realizada a XI Jornada do Conhecimento produzido pelos servidos TAE. A atividade é coordenada pela Pró-reitoria de Recursos Humanos (PRORH) com o objetivo de divulgar o conhecimento produzido pelos servidores técnico-administrativos em cursos formais de ensino e boas práticas realizadas no trabalho.

Link: Abrir

Em seguida, às 16h, terá o Minicurso Análise multivariada no software R: Pacote MultivariateAnalysis, ministrado por Alcinei Mistico Azevedo.

A análise multivariada engloba metodologias estatísticas que consideram duas ou mais variáveis dependentes simultaneamente. Nesse caso, essa abordagem agrega informações relevantes para os trabalhos científicos, pois possibilita comparar indivíduos ou ‘tratamentos’ de uma forma clara e completa. São várias as possibilidades de análises multivariadas, como dendogramas, componentes principais, variáveis canônicas e agrupamento Tocher. E, independente da técnica a ser utilizada, o uso de softwares é indispensável. Nesse contexto, o software R é uma excelente alternativa, pois, além de ser gratuito, apresenta várias funcionalidades. No evento, serão abordadas diferentes metodologias de análise multivariada utilizando um pacote do R chamado MultivariateAnalysis.

Link: Abrir

Para encerrar o primeiro dia do evento, às 19h, a palestra A pesquisa é importante para o mercado de trabalho? será ministrada pelo gerente de Marketing e Comunicação na BovExo, João Costa Júnior. Ele abordará como a pesquisa pode auxiliar no desenvolvimento de expertise para o mercado de trabalho na área de Ciências Agrárias.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG