Abertura da temporada 2023 do Conservatório UFMG tem show de Sérgio Santos

O Conservatório UFMG abre sua programação cultural de 2023 com um convidado muito especial: o cantor e compositor Sérgio Santos. Ele irá participar do projeto Conversas Musicais, tendo a companhia do pianista e professor da UFMG Rafael Martini.

Sérgio Santos tem oito discos gravados, nos quais participam artistas como Dori Caymmi, Raphael Rabello, Mônica Salmaso, Leila Pinheiro, Sivuca e Francis Hime. Tendo como grande parceiro o poeta Paulo César Pinheiro, Sérgio Santos já compôs mais de 300 músicas, que foram cantadas por artistas como Leila Pinheiro, Joyce, MPB4, Alcione, João Nogueira, Mônica Salmaso, Fátima Guedes, Olívia Hime e Milton Nascimento.

A série Conversas Musicais tem como proposta apresentar concertos e shows comentados, nos quais os músicos, além de tocarem suas obras, falam de suas memórias musicais e de seus processos de criação. Conversas Musicais estreou durante o 53º Festival de Inverno UFMG, com três shows gravados em 2021: Os sertões de Rosa e Elomar, de Titane e Makely Ka; show de Toninho Horta, em conversa com Mauro Rodrigues; e o espetáculo Trilha, Toada e Trupé, do Grupo A Barca. O show de Sérgio Santos, em conversa com Rafael Martini, marcará também a primeira edição presencial da Série Conversas Musicais.

Agenda 2023

A temporada 2023 do Conservatório UFMG trará uma agenda semanal permanente de espetáculos musicais, promovendo uma grande variedade de estilos musicais em espetáculos sempre gratuitos (a diversidade da programação do Conservatório UFMG pode ser conferida nos vídeos que estão em seu canal de YouTube.

Com uma história de quase 100 anos e sua natural vocação para a música, o Conservatório UFMG (antiga escola de música da UFMG) se tornou um dos espaços culturais mais ativos no cenário musical de Belo Horizonte. Anualmente ele promove mais de 100 apresentações por ano todas gratuitas e com estilos muito variados (do erudito ao popular), destacando tanto artistas de grande expressão, quanto jovens talentos e grupos da própria universidade. Em 2022, por exemplo, o espaço recebeu grandes nomes da música brasileira tanto na área popular, como Nivaldo Ornellas, Marlui Miranda, Silvério Pontes, o rapper Roger Deff e a cantora Dona Jandira, quanto na música erudita, como o pianista Luís Gustavo de Carvalho e o Ars Nova-Coral da UFMG.

A programação de março (que segue abaixo) se inicia com o show de Sérgio Santos, e traz, nas semanas seguintes, apresentações que celebram o mês da mulher, além de um evento dedicado à música de concerto contemporânea.

Conservatório UFMG / Agenda de março:

16/03 (quinta-feira), 19h30: Conversas Musicais com Sergio Santos

Sergio Santos e Rafael Martini

21/03 (terça-feira), 19h30: Compositoras dos séculos XIX e XX: Hommages
Duo Alvim-Pereira
Heron Alvim/piano e Jessé Pereira/viola
Música erudita

23/03 (quinta-feira), 19h30: Show Linhas Imaginárias
Camila Menezes

24/03 (sexta-feira), 20h: Show Sentinela do Futuro
Margareth Reali e Quarteto
Beto Lopes/violão e baixo; Lincoln Cheib/bateria; Tattá Spalla/violão e vocais; Christiano Caldas/teclado

30/03 (quinta-feira), 19h30: Madrigal Renascentista - Concerto comentado
Regência: Felipe Magalhães
Música coral erudita
Evento especial: Série Vertentes - Música de Concerto do Século XXI

28/03 (terça-feira), 19h30: Concerto Solistas Plurisons
Alexandre Zamith/piano; Danilo Mezzadri/flauta; Batista JR/clarinete; Mariana Salles/violino; Elise Pittenger/ violoncelo; e Fernando Rocha/percussão
Obras de Ligeti, Roberto Victorio, Kaija Saariaho, Sérgio Freire e Igor Maia
Música contemporânea

31/03 (sexta-feira), 19h30: Circuito Contemporâneo
Música eletroacústica

1º de abril (sábado), 18h: Concerto do Conjunto Plurisons
Estreia de obra do compositor mineiro Rogério Vasconcelos
Direção e Regência: Januibe Tejera
Música contemporânea

Sobre o Conservatório UFMG:

O antigo Conservatório Mineiro de Música foi inaugurado em 29 de abril de 1925. O edifício definitivo, que hoje abriga o Conservatório UFMG, foi aberto em 5 de setembro de 1926. Em 1962, o espaço foi integrado à UFMG e, em 1972, passou a se chamar Escola de Música da UFMG. Com a mudança da Escola para o Campus Pampulha, o prédio, tombado como patrimônio arquitetônico de Belo Horizonte pelo IEPHA e pela Secretaria Municipal de Cultura, passou por uma reforma na qual teve as características originais de sua construção recuperadas. Foi reinaugurado em agosto de 2000, agora com o nome Conservatório UFMG, um espaço cultural aberto à cidade de Belo Horizonte.

Assessoria de Imprensa UFMG

Setor de Comunicação do Conservatório UFMG