Abril Azul: Editora UFMG promove lançamento do livro Música e Autismo

No próximo dia 12 de abril, a Editora UFMG promove o lançamento do livro Música e autismo: ideias em contraponto, organizado por Gleisson do Carmo Oliveira, Marina Horta Freire, Betânia Parizzi e Renato Tocantins Sampaio. O evento acontece no Auditório da Escola de Música da UFMG, no campus Pampulha, a partir das 17h20, com palestra da professora Erika Parlato-Oliveira e um concerto de música para bebês e crianças autistas.

Considerada pelas neurociências uma das principais ferramentas para se compreender o cérebro humano, a música é uma forma singular e eficaz no tratamento do autismo. Betânia Parizzi explica que a obra foi elaborada por uma equipe de educadores musicais e musicoterapeutas que pesquisam, há quase 30 anos, práticas terapêuticas e pedagógicas envolvendo pessoas autistas em experiências musicais. Diante de um número crescente de pessoas com o diagnóstico de autismo no mundo, o livro busca compartilhar uma pesquisa ampla e qualificada realizada na Escola de Música da UFMG. O objetivo é favorecer a qualidade de vida e a promoção da saúde de pessoas com autismo e seus familiares.

Erika Parlato-Oliveira, autora do artigo Psicanálise e autismo: o que nos fala este sujeito?, realiza a palestra de abertura do lançamento. Ela é doutora em Ciências Cognitivas e Psicolinguísticas pela École des hautes études en sciences sociales e atua como professora na Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente (UFMG) e na École doctorale Médecine et Psychanalyse (Université Paris Diderot). Após a palestra, acontece o concerto de música para bebês e crianças com autismo.

O livro custa 68 reais e estará disponível no evento ou pelo site www.editoraufmg.com.br.

Sessão de autógrafos no lançamento.

Ficha técnica:

Música e autismo: ideias em contraponto

Gleisson do Carmo Oliveira, Marina Horta Freire, Betânia Parizzi e Renato Tocantins Sampaio (organizadores)

Editora UFMG

Área: Música

2022, 1ª edição, 246 páginas. ISBN: 978-65-5858-078-2

Dimensões: 22,5 x 15,5 x 1,5cm

Peso: 360g

Serviço:

Lançamento do livro Música e autismo: ideias em contraponto

Data: 12 de abril

Horário: 17h20