Ação de extensão da UFMG leva atividades interativas a escolas para conscientizar sobre alimentação saudável

Grupo Gemti mobiliza três escolas públicas por semestre em abordagem preventiva da obesidade infantil

Adoção de hábitos saudáveis de alimentação, realização de atividades físicas, acesso à informação e ações educativas e de conscientização são ferramentas primordiais no combate à moderna epidemia da obesidade. Elas formam os quatro eixos de atuação do Grupo de Estudantes que Multiplicam e Transformam Ideias (Gemti), equipe formada por graduandos de diversos cursos da UFMG, voluntários e pesquisadores que desenvolvem atividades de extensão e pesquisa junto a escolas públicas. Desde 2018, as estratégias empregadas têm como foco a prevenção da obesidade infantil, entre estudantes de 7 a 12 anos.

De acordo com a coordenadora do Gemti, professora Giselle Foureaux, a Nutrição é uma das disciplinas que devem ser inseridas desde cedo no currículo escolar infantil. “É muito importante compreender  o que nos é oferecido, já que todos os dias somos bombardeados por ofertas de todo e qualquer tipo de alimento”, explica.  Segundo ela, o Gemti promove, sobretudo, o trabalho de conscientização alimentar por meio da interação. “Com o conhecimento socializado nas atividades, o indivíduo aprende a ser responsável pela própria saúde.” As atividades do grupo são centradas em nutrição, metabolismo, obesidade e exercício físico.

O grupo normalmente mobiliza três escolas por semestre. Nas visitas, a intenção é cativar as crianças por meio de atividades lúdicas e interativas, baseadas na alimentação saudável. A equipe é formada por sete alunos de graduação da UFMG: Hugo Seemann e Edgard Leandro, de Medicina, Clarissa Teixeira, Natália Oliveira, Ana Beatriz e Emely Martins, de Terapia Ocupacional, e Tainah Pereira, de Psicologia. Hugo explica que “o projeto possibilita explorar a questão da qualidade alimentar de forma transversal e complementar à atividade escolar”.

As dinâmicas são realizadas em quatro dias de intervenção, nos quais as crianças conversam sobre suas preferências alimentares, recebem cartilhas e participam de oficinas de culinária e de experimentação dos alimentos por meio do tato e do olfato. Para Arthur Costa, diretor da Escola Estadual Professor Alcindo Vieira ­– uma das instituições participantes do projeto –, parcerias como essa são importantes para o fortalecimento de uma educação pública de qualidade e para diminuir a distância entre as realidades acadêmicas e escolares.

Assessoria de Imprensa UFMG com informações de Joice Lopes

Assessoria de Imprensa UFMG