Acervo da Biblioteca Universitária da UFMG é certificado pela Unesco

Testamento de Martim Afonso e Dona Ana Pimentel, pertencente à Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Universitária (BU), faz parte de novo conjunto de acervos certificados pela Unesco. A cerimônia do Programa Memória do Mundo da Unesco 2017 (MoW Brasil), responsável pela concessão da chancela, foi realizada na sede do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), no Rio de Janeiro, na semana passada.

Datado de 1533 e um dos poucos exemplares manuscritos da Galeria Brasiliana, o documento trata das disposições finais de um dos primeiros exploradores e capitães donatários do Brasil e de sua esposa Dona Ana Pimentel. Wellington Marçal de Carvalho e Anália Gandini Pontelo, respectivamente diretor e vice-diretora da Biblioteca Universitária, participaram da cerimônia de entrega. “É a primeira vez, em 90 anos, que um acervo da UFMG é chancelado e evidenciado dessa forma, o que torna esse feito ainda mais importante para a Universidade”, disse Wellington Marçal em seu discurso de agradecimento.

Durante a cerimônia, foi entregue, ainda, a logomarca que identificará os 10 acervos escolhidos como patrimônio documental da humanidade e do Brasil e cópia da Portaria do Ministério da Cultura, que reconheceu sua inscrição no Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo.

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG