Agosto Dourado: UFMG promove palestra sobre amamentação como uma responsabilidade compartilhada

O mês de agosto é dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Pensando nisso, a UFMG, por meio do Núcleo de Estudos em Alimentação e Nutrição nos Ciclos da vida (Neanc), promoverá a palestra Proteger o aleitamento materno: uma responsabilidade compartilhada. O evento, que acontece no dia 12 de agosto, às 14h, é gratuito e aberto ao público, mas para participar é necessário realizar inscrição neste link. Haverá emissão de certificado de participação.

A palestra será ministrada pela enfermeira Cíntia Ribeiro Santos, coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Sofia Feldman e coordenadora nacional da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN).

A professora do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG Luana Caroline dos Santos, que fará a mediação do evento, destaca a importância de discutir essa temática. "Não há dúvidas sobre os benefícios do aleitamento materno para a saúde da mãe e do bebê. Porém, ainda precisamos avançar muito para que essa prática se torne mais frequente e que seja possível para a maioria das mulheres. Para isso, precisamos refletir sobre as diferentes estratégias de proteção que envolvem desde a consolidação de marcos legais como a ampliação da licença-maternidade e atenção às exigências da NBCAL (Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras), até a sensibilização de profissionais de saúde e da população para protegerem o aleitamento. Esse papel é de todos nós!".

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG

Palestra: 'Proteger o aleitamento materno: uma responsabilidade compartilhada'

12 de agosto de 2021