Alunas da UFMG são premiadas por soluções criativas para problemas educacionais

Andressa Silva, do curso de Gestão de Serviços de Saúde, e Lorena Rocha, do curso de Odontologia, concorreram no Desafio LED

Duas estudantes da UFMG foram classificadas entre os cinco finalistas do Desafio LED – Me dá uma luz aí!, na segunda edição do Festival LED – Luz na educação, no último fim de semana. Realizado no Rio de Janeiro, o desafio premiou, em quarto e quinto lugares, respectivamente, as estudantes Andressa Silva, do curso de Gestão de Serviços de Saúde, ofertado na Faculdade de Enfermagem, e Lorena Trigueiro Rocha, do curso de Odontologia.

As discentes tiveram seus projetos selecionados entre mais de 2 mil inscritos no desafio. Desses, a organização escolheu 80 projetos e, após sucessivas etapas eliminatórias, chegou aos cinco finalistas, que foram premiados, no último fim de semana, com um total de R$ 300 mil. Com a classificação, Andressa Silva vai receber R$ 40 mil, e Lorena Rocha, R$ 30 mil.

Natural de Belo Horizonte, Andressa Silva, 29 anos, foi classificada com o projeto Asdo Pesquisas, que tem o objetivo de popularizar o conhecimento científico e aumentar a eficiência da realização das pesquisas científicas envolvendo seres humanos, por meio da conexão entre pesquisadores e voluntários, mediados por uma plataforma virtual. Atualmente em fase de ideação, a Asdo Pesquisas será uma organização sem fins lucrativos. A previsão para início das atividades é 2024.

"Ter a oportunidade de apresentar o projeto no palco do Festival LED foi muito importante, uma experiência inesquecível e uma grande divulgação do projeto. Eu já tinha esse trabalho em andamento, inclusive já havia participado do Inova Labs, um programa de pré-aceleração de startups, no fim do ano passado. Durante as oficinas, eu pude aperfeiçoar as ideias do projeto e, estando entre os finalistas, ganhei um prêmio que é muito importante para poder tirar a ideia do papel”, comemora a estudante de Gestão de Serviços de Saúde.

A também belo-horizontina Lorena Rocha, 27 anos, foi classificada com o projeto Compartilhaí, aplicativo que busca facilitar a doação, a venda e o aluguel de materiais de graduação entre os estudantes de instituições públicas de Minas Gerais, a fim de reduzir a evasão nos cursos dessas universidades.

“Ingressar no Desafio LED tornou aquela Lorena que só tinha uma ideia na cabeça em uma Lorena que vê ser possível tirar a ideia da cabeça e colocá-la adiante, de uma forma mais consistente. Nas fases eliminatórias, aprendi a fazer o canvas business, o story telling e o protótipo do aplicativo, coisas que nem sabia que existiam. Com o prêmio, mesmo tendo ficado em quinto lugar, com o menor valor de investimento, pretendo ir atrás de pessoas para me guiarem sobre os próximos passos e levar adiante a construção do aplicativo. Ele, de fato, vai ajudar muitos de nós, estudantes, a ter menos gastos com os materiais de graduação e a agir de forma sustentável, com a reutilização de materiais”, avalia a estudante de Odontologia.

Festival e Desafio LED

Realizado pelo Grupo Globo e pela Fundação Roberto Marinho, em parceria com a plataforma Educação 360 – Conferência Internacional de Educação, da Editora Globo, o Festival LED tem patrocínio da Invest.rio e apoio de Fundação Bradesco, Claro e Estácio. O evento integra o Movimento LED – Luz na Educação, criado pela Globo e pela Fundação Roberto Marinho. Outras informações podem ser consultadas no site do projeto.

Realizado no âmbito do festival, o Desafio LED – Me dá uma luz aí!, tem o objetivo de premiar estudantes universitários que apresentem soluções criativas para problemas educacionais reais vividos dentro de escolas ou universidades. Os vencedores dividem um prêmio de R$ 300 mil reais.

(Texto de Hugo Rafael | Com informações de Movimento LED)

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG