Alunos da UFMG disputam a final da Maratona SBC de Programação

Na primeira fase da XXIV Maratona SBC de Programação, cinco equipes representaram a UFMG. A equipe melhor classificada da Universidade, composta pelos alunos Bruno Monteiro, Pedro Papa e Rafael Grandsire, ficou na nona colocação e garantiu uma vaga para a final brasileira, que será disputada de 7 a 10 de novembro, na Arena Unifacisa, em Campina Grande, Paraíba.

Os 60 melhores times da primeira etapa, de acordo com as regras do evento, classificaram-se para a final brasileira. Os problemas da prova, placar geral e classificados para a final podem ser vistos no site do evento.

A primeira fase da maratona foi disputada no dia 14 de setembro, na PUC Minas. O evento ocorreu simultaneamente em 47 cidades por todo o país, espalhadas por quase todos os estados da federação (só não ocorreu no Tocantins e Mato Grosso). Ao todo, 726 times de 224 universidades tiveram cinco horas para resolverem problemas de computação formulados pela equipe chefiada pelo professor Vinicius Santos (UFMG). Todas as submissões eram julgadas de forma centralizada, por meio do ambiente desenvolvido pelo professor Bruno Ribas (UnB).
 
A Maratona de Programação 2019 envolveu um total de 3.324 pessoas, entre competidores, técnicos, voluntários e diretores de sede. Dentre os 2.198 competidores, foram 267 mulheres (12,15%). Entre as equipes, 188 tinham presença feminina (mais de 25%).
 
A Final da Maratona SBC de Programação é um dos mais importantes eventos da área acadêmica em Computação do país. É um momento de competição, mas também de celebração à intelectualidade dos jovens. O intuito é ir um pouco além da competição, de forma a enaltecer todos os que constroem um cenário positivo dentro da computação brasileira.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação do Instituto de Ciências Exatas da UFMG

(31) 3409-5828

www.icex.ufmg.br ​

Serviço

Alunos da UFMG na XXIV Maratona SBC de Programação

7 a 10 de novembro