Alunos da UFMG participam de competição para escolha de tecnologias inovadoras para a mineração
Demoday acontece quinta-feira em Ouro Preto
Na próxima quinta-feira, 13 de dezembro, o Desafio minerALL, projeto de pré-aceleração da Samarco e da Neo Ventures com apoio da UFMG, realiza seu Demoday, no qual serão apresentadas tecnologias inovadoras desenvolvidas por estudantes com potencial de serem convertidas em negócios da área da mineração. Dentre as equipes competindo para a definição da melhor proposta está a Re-Tech, que agrega alunos da UFMG e da UFV, interessados no aproveitamento do rejeito de minério de ferro da Samarco. As demonstrações acontecem no Centro de Convenções da UFOP, às 17h.
O projeto Desafio mineral tem como proposta realizar a pré-aceleração de 17 tecnologias com potencial de serem convertidas em negócios, buscando transformar pesquisas relacionadas ao aproveitamento de rejeitos em empreendimentos que contribuam com soluções aplicáveis à cadeia de mineração. As equipes, compostas por alunos de graduação e/ou pós-graduação da comunidade acadêmica de Belo Horizonte e da região de Ouro Preto e Mariana, realizam estudos de viabilidade técnica, socioambiental e econômica apoiados em metodologia, mentorias, treinamentos e interações com profissionais reconhecidos.
As pesquisas aprovadas foram iniciadas em setembro. Agora, o Demoday marca o momento final das propostas, na qual serão apresentadas, avaliadas e será anunciada a equipe vencedora. Mais detalhes pode ser obtido na página http://www.desafiominerall.com...
Dentre as equipes participantes se destacam a Minera Ação, que desenvolve material para pavimentação de baixo custo, a Smart Mining, que propõe a construção de uma planta de produção de produtos de cerâmica vermelha, a Cinq Sens, voltada para a produção de sais de ferro a partir da lama de rejeito, a Resustentar, que viabilizar a utilização da sílica de alta pureza em segmentos industriais, e a Re-Tech.
Formada por graduandos em Engenharia de Minas, Engenharia Química e Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela UFMG, e um mestrando em Química pela UFV, a Re-Tech desenvolve sua tecnologia considerando que o rejeito de minério de ferro da Samarco possui características em sua composição que permitem a aglomeração desse material para posterior distribuição direcionada às indústrias responsáveis pela produção de liga de ferrosilício.
Programação:
Demoday (dia de demonstração): 13 de dezembro (quinta-feira)
17h - Feira para apresentação das Tecnologias convertidas em Negócios (Aberto ao público)
17h - Banca Final e Avaliação do EVTECIAS (Interno)
18h – Abertura
18h40 – Pitchs dos finalistas (5 equipes)
19h20 – Encerramento e anúncio da equipe vencedora
19h40 – Confraternização