Alunos da UFMG vencem competição promovida pela Nasa

O evento Hackathon Nasa Space Apps Challenge  foi realizado entre os dias 18 e 20 de outubro, em Belo Horizonte

Um grupo de alunos do Departamento de Ciências da Computação (DCC) da UFMG venceu a competição Hackathon Nasa Space Apps Challenge, realizada de 18 a 20 de outubro, na PUC Minas Coração Eucarístico, organizada pela National Aeronautics and Space Administration ou Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa). No desafio Mostre os Dados, os competidores  deveriam desenvolver uma ferramenta web interativa, dentro de 48 horas, para que os usuários pudessem explorar dados disponibilizados pela empresa norte-americana.

A equipe vencedora - goto.lua - reuniu três alunos de Ciência da Computação da UFMG:    Alexandre Alphonsos, que cursa mestrado e integra o Laboratório de Universalização de Acesso (Luar), Bruno Conde Kind, do curso de graduação e membro do Laboratório de Compiladores (LaC),  e  Jerônimo Nunes, também da graduação e integrante do Laboratório de Nanotecnologia Computacional e Nanocomputação (NanoComp).

A ferramenta desenvolvida por eles consiste em expor informações de satélite acerca das condições atmosféricas e climáticas da terra, por  meio de gráficos e estatísticas. A plataforma funciona basicamente como uma interface minimalista, em que o usuário escolhe um conjunto de fatores, entre 70 opções, como temperatura, clima, queimadas, ventos, entre outras, e a navegação busca os dados mais recentes até o primeiro registro.

Segundo Alexandre Alphonsos,  a competição foi de grande valia para todos. “Confesso que participamos sem muitas expectativas de vencer. Focamos em algo que temos bastante domínio e procuramos desenvolver um instrumento de análise simples, mas eficiente. Foi uma surpresa quando saiu o resultado, ficamos extremamente felizes. Agora, vamos fazer alguns ajustes e  levar nosso projeto para uma disputa global”, destaca.

Os alunos da UFMG venceram a primeira fase da competição, realizada localmente e que aconteceu, de maneira simultânea, em mais de 200 cidades espalhadas pelo mundo. Na próxima etapa, as disputas serão globais, quando as melhores ideias competirão entre si. O prêmio para as duas melhores equipes globais escolhidas pelo escritório central da Nasa será uma visita ao Nasa Kennedy Space Center, na Flórida.

Para mais informações e também para conhecer a ferramenta desenvolvida acesse a página do DCC da UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG