Alunos do Atelier de Escultura da UFMG inauguram exposição
O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição coletiva Desenvolvimento, dos alunos do Atelier de Escultura da Escola de Belas Artes da UFMG, com curadoria de Fabrício Fernandino. A mostra destaca as esculturas desenvolvidas pelos jovens artistas durante o curso, explorando uma ampla variedade de materiais e suportes. O evento acontece no dia 1º de novembro, sexta-feira, às 19h. As obras poderão ser vistas até 1º de dezembro. A entrada é gratuita, com classificação indicativa de 14 anos.
Desenvolvimento reúne produções dos alunos Ana Maia, Camilla Campos, Gabriel Duarte Lauriano, Gui Orzil, Henrique Pinto de Matos, Julia Manzani Loero, Laura Dias, Leandro Caldeira, Luiz Claudio Perpetua Custodio, Marco Caetano, Riel, Rodrigo Lucendi, Tatyana Müller Soares, Vitor Medeiros, Victor Lara Borem e Yurika Morais.
Projeto Desenvolvimento
O projeto Desenvolvimento foi criado em 2008, sob a coordenação e curadoria do professor Fabrício Fernandino, com a proposta de realizar exposições semestrais dos trabalhos artísticos dos alunos do Atelier de Escultura da Escola de Belas Artes da UFMG.
Na fase inicial do projeto as exposições eram realizadas na Galeria da referida Escola e na Grande Galeria do Centro Cultural UFMG. Desde 2016, em parceria com a Biblioteca Universitária (BU), as mostras passaram a acontecer no saguão da Biblioteca Central da UFMG, o que resultou em uma visibilidade diversificada, com um considerável aumento da frequência de público. No entanto, com a interdição do prédio da BU para as obras emergenciais, o projeto ficou interrompido desde 2022. Apesar disso, no segundo semestre de 2024, surgiu a oportunidade de dar continuidade ao trabalho, que vai ocupar a sala Ana Horta do Centro Cultural UFMG no próximo mês de novembro.
Exposição Desenvolvimento
A exposição Desenvolvimento faz parte de um plano de ensino voltado para a habilitação em Escultura e se configura como um momento especial de aprendizado dos alunos. Expor os trabalhos coletivamente possibilita uma maior compreensão da obra relacionada com o espaço expositivo, fortalece a percepção dos conteúdos conceituais e exercita a capacidade crítica de cada um.
Desde a sua criação as mostras têm sido potentes laboratórios para complementação do ensino desses jovens artistas, onde são vivenciados todos os processos ligados à realização de uma exposição coletiva. Existe um trabalho de orientação durante cada fase de produção, desde a elaboração do projeto conceitual até a montagem final. Esse processo envolve etapas como divulgação, programação visual, projeto expográfico, produção executiva e curadoria.
As exposições também constituem uma oportunidade para os artistas avaliarem com qualidade as suas esculturas expostas, considerando desde as questões formais até a composição da obra no espaço expositivo e a relação dessas produções com o público. Essa estratégia de ensino compartilhada estimula um olhar acurado dos alunos artistas, aprimorado pela capacidade de análise e reflexão de suas obras resultantes de processos criativos em desenvolvimento.
Serviço:
Exposição Desenvolvimento – Alunos do Atelier de Escultura da Escola de Belas Artes da UFMG
Abertura: 1º de novembro de 2024 | 19h
Visitação: até o dia 01/12/2024
Terças a sextas: das 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados: das 9h às 17h
Sala Ana Horta do Centro Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174 - Centro - Belo Horizonte | MG)
Classificação indicativa: 14 anos
Entrada gratuita