Alunos do Teatro Universitário UFMG promovem mais uma edição da 'MOSTRATU'

Mostra artística de cenas curtas reúne 8 propostas e integra as comemorações dos 70 anos da escola

De 17 a 21 de outubro, o MOSTRATU, evento estudantil de cenas curtas do Teatro Universitário (T.U.) da UFMG, recebe 18 propostas artísticas de alunos da escola e de diferentes instituições de formação artística de Belo Horizonte. Efetivando-se como tradição do T.U., a mostra chega a sua 6ª edição, retomando suas atividades presenciais após duas edições on-line.

Ao longo de cinco dias, serão apresentadas propostas cênicas elaboradas por estudantes do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart/FCS), Curso de Capacitação Profissional em Artes Cênicas (CCP), Confesso Escola de Teatro e Graduação em Teatro da Escola de Belas Artes (EBA/UFMG), além de cenas desenvolvidas por estudantes do próprio T.U. O evento, que acontece desde 2013, tem como objetivo propiciar o compartilhamento dos trabalhos desenvolvidos por artistas em formação, abrindo para trocas entre estudantes de outras escolas desde 2019.

A mostra tem se consolidado progressivamente e ganhou ainda mais abrangência com o formato virtual nos anos de 2020 e 2021, expandindo o seu espaço de convívio e de experimentação para, assim, efetivar o intercâmbio entre linguagens dentro e fora da instituição. Juntamente ao retorno presencial de suas atividades, o evento coincide com o aniversário de 70 anos do Teatro Universitário, primeiro curso de formação técnica em teatro da capital mineira e o mais longo em atividade, e também com a 22ª edição do Feto — Festival Estudantil de Teatro, que traz as montagens Além do Rio e Gold (respectivamente, com elencos compostos por estudantes e egressos do T.U.).

As apresentações da mostra se dividem entre o prédio do Teatro Universitário (campus Pampulha da UFMG), Funarte e Centro Cultural UFMG. A produção, feita por estudantes do T.U., conta com o apoio do projeto de extensão T.U. Produção e Memória, T.U. Convida e Pró-reitoria de Cultura (Procult) da UFMG.

A Teatra Universitária

A Teatra Universitária (ATU), que realiza a MOSTRATU, é uma ação de alunos do Teatro Universitário, que nasceu em meio à pandemia do coronavírus, com o objetivo de criar e fortalecer redes diversas entre artistas. Em 2020 e 2021, produziu a 4ª e a 5ª edição da mostra de cenas curtas do T.U. de forma on-line, além de ter criado uma revista colaborativa intitulada Reverbera.

Sobre o Teatro Universitário

Celebrando 70 anos de história em 2022, o Teatro Universitário da UFMG oferece formação profissional em teatro a nível técnico, exercendo importante influência no cenário artístico e cultural não só de Minas Gerais, mas de todo o país. A escola também desenvolve importantes projetos de pesquisa e de extensão na Universidade. O curso técnico em teatro, atualmente, tem duração de três anos e se encerra com a realização de um espetáculo teatral.

Programação:

Local: Teatro Universitário/UFMG

Segunda-feira (17/10)

19h10 - Corpo-Maré - Ricardo Jorge Rado de Moraes (T.U.)
19h40 - Cromossapiens - Sheila Oliva e Dany Piva (T.U.)
20h10 - Dias Felizes - Zelda Scotch (Confesso)
20h40 - {saiba que há nesse momento uma plantação de flores dentro de mim} - Rafael Souza (EBA)

Terça-feira (18/10)

19h10 - Fu?didos - Natália Corval, Clayton Silva, Daiana Silvestre, Lexis Cristina, Márcia Madureira Matheus Duarte, Nayara Bretas, Thiago Sadalah, Tony Romão (CCP)
19h40 - Sol & Sombra - Coletiva Diz Trava Através do Olhar (T.U.)
20h10 - Ensaio do desassossego - um ensaio sobre perdão (T.U.)
20h40 - Parda - Capitulo I - Onde todas as coisas são iguais - Rafael Barbosa Leão (T.U.)
21h10 - Quem? - Lia (T.U.)
21h40 - Eu sou louca! - Kleber Sallazar (T.U.)
22h10 - saudades, Décio - Igor Rangel (CEFART)

Quinta-feira (20/10)

19h10 - Matern(a)gem - Nayara Leite (EBA)
19h40 - Conversa Diante de Deus - Claret Helena Reis (T.U.)
20h10 - Tão cedo que ficou tarde demais - Ana Luísa Alves (T.U.)
20h40 - Solo Trágico de Lady Macbeth - Bia Lazzarini (Confesso)
21h - Pai - Valderis Cunha (T.U.)
21h20 - #1 - Hyu (T.U.)
21h50 - Saideira - Nanaue (CEFART)

Local: FUNARTE (Programação Feto 2022)

Quarta-feira (19/10)