Antonio Barreto Hildebrando fala sobre 'O teatro de muita gente' em novo vídeo do 'Aulas Abertas UFMG'

O convidado desta semana do Aulas Abertas, projeto do Centro Cultural UFMG, é o professor Antonio Barreto Hildebrando. Ele apresenta um tipo de teatro que carinhosamente chama de O teatro de muita gente.

Assista ao vídeo:

Segundo o dramaturgo, o teatro de muita gente se dá em um terreno de demarcações fluidas e movimenta-se entre a criação coletiva com o seu potencial anárquico, que às vezes beira o caos e em termos formativos busca a polivalência, ou seja, todos fazem tudo.

De acordo com as linhas mais definidas propostas por Antônio Araújo (Teatro da Vertigem), a criação colaborativa é uma metodologia de criação em que todos os integrantes, a partir de suas funções artísticas específicas, têm igual espaço propositivo, sem qualquer espécie de hierarquias, produzindo uma obra cuja autoria é compartilhada por todos.

Hildebrando diz que na prática nem todos se engajam da mesma forma, mas quem o faz certamente tem uma experiência marcante. Para ser um teatro de muita gente o processo criativo precisa incorporar alegremente flutuações e ruídos, precisa ser um teatro no qual o acaso, as mudanças de rumo e incompletudes são muito bem-vindas.

Para finalizar sua fala, o professor ressalta que o teatro de muita gente, mais do que um gerador de produtos, é um catalisador de processos, um espaço de atrito produtivo entre técnicas, estéticas, conceitos teorias, procedimentos, experiências e visões de mundo, enfim, um espaço de diálogo, de conflitos, de compartilhamentos e de descobertas. Energia pura e insubstituível.

Antonio Barreto Hildebrando é ator, dramaturgo e diretor de teatro. Doutor em Literatura comparada. Professor titular do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes da UFMG.

Aulas Abertas

Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados. Não se trata, portanto, de aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais nesse momento de crise.

Saiba mais sobre o projeto em vídeo produzido pela TV UFMG:

A cada semana será publicada uma nova aula através do Facebook, Instagram, YouTube e Site da Instituição. Confira os vídeos anteriores também por meio das redes sociais.

A cada semana será publicada uma nova aula através do FacebookInstagramYouTube e Site da Instituição. Confira os vídeos anteriores também por meio das redes sociais.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria do Centro Cultural UFMG

(31) 3409-8290 / 3409-8291

http://www.ufmg.br/centrocultural

Serviço