Ao Cair da Tarde recebe Mostra de Corais da UFMG

Apresentação de quinta-feira, dia 21, reúne grupos de diferentes unidades acadêmicas

Na próxima quinta-feira, 21 de setembro, o projeto da UFMG Ao Cair da Tarde recebe a Mostra Coral do Seminário do Núcleo de Música Coral da UFMG. A apresentação gratuita será às 17h30, no auditório da Reitoria, no campus Pampulha, e vai reunir o Coral da Faculdade de Letras (Fale), Coral Cantáridas e o Coral das Turmas de Prática de Repertório Coral. O evento faz parte do Circuito Cultural UFMG, realizado pela Pró-Reitoria de Cultura (Procult).

O Coral da Fale surgiu em 1987, formado por alunos da Faculdade de Letras da UFMG, apoiados por professores, com o objetivo de dinamizar o cotidiano acadêmico e promover o canto coral como parte de uma formação multidisciplinar. Atualmente, faz parte do Núcleo de Música Coral (órgão da UFMG que reúne os projetos de corais) e é aberto à comunidade de Belo Horizonte. No repertório estão composições de Chico Buarque, Leonard Bernstein e Carlos Barraquero, dentre outras.

O Coral Cantáridas foi fundado em 1991 no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB), como parte do Projeto Corais no Campus da Escola de Música. Desde então, o Cantáridas vem participando de formaturas do curso de Ciências Biológicas e cerimônias formais do ICB. Além disso, apresenta-se em outras unidades da universidade e em festivais de corais realizados em BH e outras cidades de Minas Gerais. Por cerca de 25 anos, o Coral Cantáridas contou com a coordenação de Sofia Perdigão. Atualmente, o coral é formado por alunos, ex-alunos, professores e funcionários da UFMG, além de moradores de bairros vizinhos, sob a regência de Gabriel Santos.

Já os corais das turmas de Prática de Repertório Coral são formados por alunos dos cursos de bacharelado, musicoterapia, educação musical, licenciatura e música popular da Escola de Música da UFMG. Os grupos contam com alunos músicos com ou sem experiência em canto em conjunto e tem como finalidade aprimorar a prática em grupo dos estudantes de música. Os corais funcionam também como laboratório de produção, além de prática dos alunos de canto, regência e composição.

Apresentação gratuita

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação da Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da UFMG

Ao Cair da Tarde - Núcleo de Música Coral da UFMG - Mostra de Corais