Aplicativo desenvolvido em pesquisa da UFMG facilita cálculo de irrigação de áreas de cultivo

O Smartpivô foi desenvolvido em projeto de Iniciação Científica, com foco em irrigação por Pivô Central, e já está disponível para download gratu

Nas áreas agrícolas, a partir de agora, um técnico pode otimizar os cálculos para decisões sobre a irrigação de áreas de cultivo. Isso será possível em função de um aplicativo de celular que, em poucos minutos, consegue dimensionar a quantidade de água e de energia necessária para uma área irrigada de forma ágil e precisa. O aplicativo Smartpivô foi desenvolvido por meio de uma pesquisa de Iniciação Científica no Instituto de Ciências Agrárias, campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Montes Claros, e já está disponível para download gratuito (somente para dispositivos Android).

De acordo com o professor do ICA, Flávio Gonçalves Oliveira, que orientou a pesquisa, este tipo de software, atualmente, está restrito a algumas empresas que prestam este tipo de serviço, ou os cálculos são feitos de forma manual pelos profissionais. “Ao fazer o Smartpivô, vamos socializar esse aplicativo, disponível gratuitamente, e poderá ser utilizado por técnicos, estudantes e professores da área. Em qualquer lugar do planeta, com o celular em mãos, será possível dimensionar de forma precisa o equipamento de irrigação sem a necessidade de estar com um computador em mãos no campo”, explicou.

O Smartpivô faz o dimensionamento para equipamentos de irrigação do tipo Pivô Central, que realizam a irrigação da área de forma automática. O Pivô Central possui uma tubulação aérea que se movimenta por meio de motores e faz a irrigação de modo semelhante à chuva. “Esse aplicativo consegue determinar a demanda de água de uma área, o que chamamos de vazão. Ou seja, quantos litros por segundo ou metros cúbicos por hora que uma área irrigada vai precisar”, disse o professor.

Além do cálculo de vazão, a tecnologia também faz o cálculo de demanda energética, a partir de informações do terreno que será irrigado. “É feito o cálculo de perda de energia nas tubulações, de tal forma que consigamos determinar qual equipamento de bomba centrífuga e de motor elétrico necessários nesses sistemas de irrigação”, contou Flávio.

A tecnologia é de fácil usabilidade só necessita de informações comuns para projetos de irrigação de lavouras agrícolas, por exemplo: diferença de nível do terreno, temperaturas do ar, informações sobre a cultura cultivada e sobre o equipamento de irrigação.

O professor destaca que o aplicativo, além de apresentar vantagens como a agilidade e precisão nas tomadas de decisão em campo, também contribui para a eficiência no uso da água, evitando desperdícios e reduzindo os erros a partir do emprego da tecnologia. O aplicativo registra e armazena os dados sobre o projeto de irrigação que está sendo trabalhado. Estas informações ficam disponíveis para o usuário em um banco de dados interno, que pode ser consultado a qualquer momento, sem a necessidade de conexão com a internet.

Além do professor Flávio, também participou do estudo a engenheira agrícola e ambiental Luara Vieira de Oliveira. O software foi registrado pela UFMGe os resultados desta pesquisa foram publicados em uma revista científica especializada em irrigação em 2017.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Imprensa do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG