Aplicativo do Hospital das Clínicas da UFMG sobre cuidados paliativos é um dos mais baixados do Brasil

Mais de 1.600 pessoas já fizeram o download do software sobre cuidados paliativos desenvolvido pelo Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas (HC) da UFMG. O aplicativo, criado para orientar profissionais de saúde, foi lançado no início do mês, sendo o segundo da área médica mais baixado nos últimos 15 dias.

Segundo a analista de sistemas do Centro de Telessaúde do HC-UFMG, Thábata Sá, o fato de o software não ser restrito a profissionais de saúde e de ter sido gerado no âmbito de um hospital universitário impulsionou a adesão. “Não tivemos nenhuma campanha de divulgação. A difusão foi realizada na base do 'boca a boca', por isso se trata de um número extraordinário”, salienta a especialista.

A ferramenta foi idealizada pelos médicos do HC-UFMG Taís Marina de Souza, Laila Carine Ferreira Lodi Junqueira e Munir Murad Junior.


Como funciona
O programa é dividido em quatro partes. A primeira, teórica, explica o que são os cuidados paliativos, um conjunto de práticas médicas que ajuda a aliviar o sofrimento. As duas seções seguintes avaliam a escala funcional e outros sintomas do paciente, respectivamente.
“Por meio de um questionário, o profissional examina a rotina do paciente, se ele consegue caminhar sozinho, por exemplo. Também há uma avaliação rápida e simples dos principais sintomas relatados, o que possibilita identificar se há necessidade de mudança no tratamento", explica a médica Taís Marina de Souza. Depois de preenchido, o questionário gera um percentual que identificará a faixa de dependência do paciente e apresenta sugestões de cuidados.
Por fim, um passo a passo auxilia o profissional na comunicação das más notícias.


O aplicativo está disponível para download gratuito na Google Play.

Agência de Notícias UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação do HC-UFMG/Ebserh

(31) 3409-9355

www.ebserh.gov.br/web/hc-ufmg

Serviço

Aplicativo do Hospital das Clínicas da UFMG sobre cuidados paliativos é um dos mais baixados do Brasil

http://bit.ly/2lGHgYG