Apresentações da Companhia Brasileira de Teatro e Tarde de Hip Hop encerram Festival de Inverno da UFMG

O 49º Festival de Inverno da UFMG chega ao fim no próximo sábado, 5 de agosto.  Ao longo do dia, várias atrações ocorrem no campus Pampulha. Às 17h, a Praça de Serviços recebe uma Tarde de Hip Hop, que começa com o show Sankofa, de Tamara Franklin e Douglas Din. A seguir, às 18h30, Zaika dos Santos apresenta o show Akofena, lançando seu segundo disco, que marca o protagonismo da mulher negra. Fechando o Festival, às 20h, o auditório da Reitora recebe o espetáculo Isso te interessa, dirigido por Marcio Abreu, da Companhia Brasileira de Teatro.

Hoje, 3 de agosto, às 18h, na Praça de Serviços, Serginho Beagá apresenta o show Semba samba cultura, com canções conhecidas do grande público e outras que apontam para a variedade rítmica do samba. Já às 19h30, o auditório da Reitoria recebe o Coral Ars Nova, com um repertório abrangente que mostra a diversidade e a qualidade do canto coral.

Amanhã, 4 de agosto, a Cia Fusion de Danças Urbanas apresenta o espetáculo Pai contra mãe. Inspirado no conto homônimo de Machado de Assis, o espetáculo busca, por meio da linguagem das danças urbanas, tematizar e promover reflexão acerca de questões que perpassam nossa memória e nosso presente, trazendo aos palcos os desafios de ser negro e mulher em uma sociedade desigual e opressora.

Aulas abertas

As aulas abertas ainda acontecem até o último dia do Festival e todas serão na Praça da Liberdade. Quem gosta de cinema pode conferir a aula Imagens em trânsito, hoje, 3 de agosto, às 19h, com Ursula Rösele e Luis Felipe Flores. Já no dia 5 de agosto, a Praça da Liberdade começa o dia com Poesia Rimada e Ritmada, de Kadu dos Anjos, às 10h. Em seguida, às 15h, Rodrigo Robleño apresenta Brincando de ser Palhaço. E a última aula aberta será Experimentando as danças de salão, às 19h, com a Mimulus Escola de Dança. As aulas não precisam de pré-requisitos ou inscrições. A adesão pode ser feita na hora da aula.

O Festival também apresenta mostras com resultados de atividades que ocorram durante a programação. Amanhã, às 10h40, a escadaria do Conservatório de Escola de Música, recebe mostra da Oficina para idosos. No próximo sábado, 5 de agosto, às 15h, Itibirê Zwarg se apresenta no auditório da Música junto com participantes da residência artística Música Universal, que ocorreu durante oito dias do Festival. Depois, às 16h, ocorre a Mostra Oficina Objetos sonoros e composição, em que Paulo Santos e oficineiros exibem os resultados da oficina, que propôs pesquisar os sons dos objetos e compôr com estas sonoridades. A atividade acontece na Escola de Música,campus Pampulha, em frente à sala 4.

Confira a programação cultural completa no site do Festival.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Imprensa do Festival de Inverno da UFMG