Arcomusical Brasil inaugura projeto cultural do Espaço do Conhecimento UFMG com show inovador de berimbaus

A experimentação de novos sons com o berimbau pode ser vista no novo projeto cultural do Espaço do Conhecimento UFMG, Multiverso. O Arcomusical Brasil inaugura o projeto no próximo sábado, dia 11 de março, às 17 horas, no Terraço do Espaço. Grupo de berimbaus afinados, nascido no Grupo de Percussão da UFMG, o Arcomusical Brasil cria uma nova proposta para o instrumento, misturando tradição popular brasileira com a música de câmera, o que resulta em sons inovadores. Composto por ex-alunos e alunos da graduação e do mestrado da UFMG, o conjunto nasceu depois que os integrantes participaram, em 2015, de um seminário sobre berimbau ministrado pelo professor e percussionista norte-americano Gregory Beyer, idealizador do projeto Arcomusical nos Estados Unidos, que incentivou a formação do grupo no Brasil.

O Arcomusical Brasil é composto por seis jovens mineiros que têm destaque na cena local. Alex Fraga, Daniela Oliveira, José Henrique Soares, Mateus Oliveira, Natália Mitre e Rafael Matos tocam em diversos grupos no estado, inclusive em orquestras. Eles foram selecionados para se apresentarem no Circuito Cultural da UFMG por meio do edital Muitas Culturas nos Campi. As atividades têm participação gratuita e são promovidas pela Diretoria de Ações Culturais (DAC) em parceria com os museus e espaços de cultura da Universidade.

O projeto Multiverso receberá variadas expressões culturais, dando destaque e valorizando talentos da cena local. Música, dança, performance e contação de histórias compõem a programação, que acontece de março a agosto deste ano, sempre aos sábados, às 17h.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento UFMG