Áreas da Saúde UFMG promovem Simpósio Interdisciplinar da Prematuridade

A UFMG promove, no dia 5 de novembro, o Simpósio Interdisciplinar da Prematuridade – ACRIAR 30 anos, que acontece das 8h às 18h, na sala 463 da Faculdade de Medicina, campus Saúde (Av. Alfredo Balena, 190, Santa Efigênia). O evento é promovido pelo projeto Ambulatório da Criança de Risco (ACRIAR) da Faculdade de Medicina da UFMG e organizado em parceria entre professoras da Escola de Enfermagem, da Faculdade de Medicina e da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. As inscrições devem ser feitas no site Conveniar.

A programação inclui miniconferências sobre redes de atenção à saúde e percurso assistencial do recém-nascido prematuro em Minas Gerais e Método Canguru; relato de experiência sobre a primeira consulta integrada Pediatria/Enfermagem e depoimento abordando a trajetória do recém-nascido prematuro na perspectiva da família.

ACRIAR

O ACRIAR é um projeto de extensão da Faculdade de Medicina e completa 30 anos neste mês de outubro. Consiste em um ambulatório de follow-up de recém-nascidos prematuros (RNPT), com peso menor ou igual a 1500g e/ou idade gestacional inferior a 34 semanas, provenientes da Unidade de Cuidados Progressivos Neonatal da Maternidade Otto Cirne do Hospital de Clínicas.

A professora Delma Simão coordena o projeto de extensão da Escola de Enfermagem da UFMG Intervenção do Enfermeiro às Crianças atendidas no Ambulatório de Acompanhamento à criança de Risco (ACRIAR) do HC/UFMG. De acordo com ela, o objetivo é prestar cuidados de enfermagem às crianças(<34 semanas e/ou <1500g) e suas famílias durante os primeiros sete anos de vida, favorecendo a continuidade do cuidado após alta da Unidade de Cuidados Progressivos Neonatal do HC/UFMG.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG

www.enf.ufmg.br

Simpósio Interdisciplinar da Prematuridade –​ ACRIAR 30 anos