Ars Nova – Coral da UFMG apresenta concerto gratuito para celebrar a Semana Santa

Na próxima terça-feira, 16 de abril, às 19h30, o projeto Conexões Musicais traz o Ars Nova – Coral da UFMG para celebrar a Semana Santa no Conservatório UFMG. O repertório traz obras dos compositores Domenico Scarlatti, Ola Gjeilo e Johann Sebastian Bach, sob regência do maestro Lincoln Andrade. A entrada é gratuita (sujeita à capacidade do espaço). Informações pelo telefone (31) 3409-8300 ou no site www.conservatorio.ufmg.br

O concerto abre com Stabat Mater, trabalho coral mais conhecido do napolitano Domenico Scarlatti (1685-1757), contemporâneo e amigo de Georg Friedrich Haendel. A obra foi escrita em Roma, em 1715, seu texto é retirado de várias passagens da Bíblia. 

O repertório segue com composição do norueguês Ola Gjeilo (1978). Ubi Caritas foi escrita em 2001 para coro a cappella, tendo como inspiração a flexibilidade do canto gregoriano. É uma obra que fala da caridade, da humildade e da amizade e possui um forte sentimento de renovação da fé. Seu texto é um hino cantado no final da cerimônia de Lava-Pés, na quinta-feira da Semana Santa.

Por fim, para fechar os concertos, está o moteto Jesu, meine Freude, do alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750). Este é o mais longo dos seis motetos escritos por Bach, e também o mais complexo e antigo. 

Maestro
O regente Lincoln Andrade é natural de Leopoldina-MG, mas foi em Brasília que começou seus estudos em música e iniciou sua carreira como professor e maestro. Possui doutorado em Regência pela University of Kansas (EUA), mestrado em Regência pela University of Wyoming (EUA), e é licenciado em Música pela Universidade de Brasília. Foi regente assistente do Coro Jovem Comunitário de Kansas City, além de maestro titular do Coral Brasília e do Coral Lírico de Minas Gerais.

Ars Nova - Coral da UFMG
Desde 2016, quando passou a ser regido por Lincoln Andrade, o Ars Nova tem buscado ampliar a área de atuação do coral e divulgar não só os compositores brasileiros, mas também novos repertórios de compositores internacionais, com ênfase em obras ainda consideradas inéditas em território nacional.

É uma maneira de incentivar a produção de novas obras para coral, além de garantir que cantores e público pratiquem e escutem a música de nosso tempo, com suas idiossincrasias, seus contrastes e suas coerências e incoerências, mas acima de tudo, com o registro de uma leitura atual do movimento coral mundial.

Programa

Stabat Mater, de Domenico Scarlatti (1685-1757)
1. Stabat Mater
2. Cujus animam gementem
3. Quis non posset
4. Eja Mater, fons amoris
5. Sancta Mater, istud agas
6. Fac me vere tecum flere
7. Juxta crucem
8. Inflammatus
9. Fac ut animae
10. Amen
Continuísta: Thiago André 

Ubi Caritas, de Ola Gjeilo (1978) 

Jesu, meine Freude, de Johann Sebastian Bach (1685-1750)  
1. Coral: Jesu, meine Freude
2. Es ist nun nichts
3. Coral: Unter deinem Schirmen
4. Trio: Denn das Gesetz des Geistes
Soprano 1: Carol Claret; Soprano 2: Mariana Piuzana; Alto: Sônia Apcon
5. Coral: Trotz, Trotz dem alten Drachen
6. Ihr aber seid nicht fleischlich
7. Coral: Weg mit allen Schätzen!
8. Trio: So aber Christus in euch ist
Alto: Iolanda Camilo; Tenor: Gustavo Piffer; Baixo: Giancarlos de Souza
9. Coral: Gute Nacht, o Wesen
Soprano 1: Amanda Moreira; Soprano 2: Mariana Piuzana; Tenor: Messias de Oliveira

10. So nun der Geist

11. Coral: Weicht, ihr Trauergeister

Continuísta: Thiago André

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Setor de Comunicação do Conservatório UFMG

(31) 3409-8306

www.conservatorio.ufmg.br

Serviço

Ars Nova – Coral da UFMG apresenta concerto gratuito na Semana Santa

16 de abril

19h30,

Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1534 - Centro, Belo Horizonte)