Ars Nova - Coral da UFMG mistura “versos e claves” em repertório inédito

Nova série de concertos, com apresentações nos dias 20 e 21 de setembro, revisita obras do universo lírico de Fernando Pessoa

Nos dias 20 e 21 de setembro, às 19h30, o Ars Nova - Coral da UFMG apresentará um repertório inédito para o público. A nova série de concertos, Versos e Claves, será inaugurada no auditório do Conservatório UFMG, no dia 20 de setembro, e no Museu Inimá de Paula, no dia 21. A apresentação traz composições musicais que revisitam alguns universos poéticos, dentre eles, o de Fernando Pessoa, considerado um dos principais escritores da língua portuguesa.

Serão duas as obras que utilizam a poesia de Fernando. A primeira, Liberdade, trata-se de um poema lúdico e irreverente que foi musicalizado por Ronaldo Miranda em 1986. Logo em seguida, o coro também apresentará Cantigas, uma série de três obras curtas, inspiradas em modinhas brasileiras, que foram compostas por João Carlos Rocha no ano de 2009.

Junto a estas composições, também se destaca A 1ª Missa e o Papagaio, poema de Cassiano Ricardo, feito em referência ao clássico quadro de Victor Meirelles, que retrata a catequização imposta aos nativos no Brasil do século XVI. No poema, Cassiano aborda, com humor, o tema do primeiro conflito da cultura portuguesa com a cultura indígena brasileira. Osvaldo Lacerda, responsável pela composição musical, acompanha a proposta dos versos e utiliza recursos sonoros que se transformam em verdadeiras caricaturas das imagens criadas pelo poeta.

Mix de repertórios

Desde o retorno às atividades presenciais, o Ars Nova se apresentou em diversos lugares públicos de Belo Horizonte. No decorrer dos meses, algumas séries de concertos deram enfoque a composições sacras e eruditas, enquanto outras carregaram uma temática mais popular. Desta vez, o coro resolveu fundir essas temáticas ao trazer de volta obras contrastantes - como Carta a República, de Milton Nascimento e Fernando Brant, Which was the son of, do estoniano Arvo Pärt, e Five Childhood Lyrics, do britânico John Rutter.

Os concertos são destinados a todos os públicos e possuem entrada gratuita. Mais informações sobre a apresentação podem ser obtidas no Instagram do Ars Nova-Coral da UFMG.

Sobre o Ars Nova

O Ars Nova-Coral da UFMG vem representando a cultura brasileira e a Universidade Federal de Minas Gerais ao longo de décadas no Brasil e no exterior. Desde sua fundação, em 1959, o grupo conquistou inúmeros prêmios e condecorações em importantes festivais nacionais e internacionais e realizou mais de 1500 apresentações no Brasil e em outros 17 países. Atualmente, sob direção artística do maestro Lincoln Andrade, o Ars Nova tem se apresentado em Belo Horizonte e outras cidades de Minas e do Brasil, além de realizar estreias brasileiras de diversas obras contemporâneas.

Sobre o maestro

Lincoln Andrade é natural de Leopoldina-MG, mas foi em Brasília que começou seus estudos em música e iniciou sua carreira como professor e maestro. Possui doutorado em Regência pela University of Kansas (EUA), mestrado em Regência pela University of Wyoming (EUA), e é licenciado em Música pela Universidade de Brasília. Foi professor e diretor do Centro de Educação Profissional/Escola de Música de Brasília e professor assistente premiado na University of Wyoming, na University of Kansas e na Indiana State University (EUA). Atuou como diretor musical do grupo Invoquei o Vocal e regente titular do Madrigal de Brasília. Foi regente assistente do Coro Jovem Comunitário de Kansas City e maestro do Coro Lírico do Teatro Nacional Cláudio Santoro, além de maestro titular do Coral Brasília e do Coral Lírico de Minas Gerais. Recebeu premiações no Festival Internacional de Coros em Atenas (Grécia), em 1994 e 2004. Atualmente, é professor de regência na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), coordenador e regente do Ars Nova-Coral da UFMG.

Serviço:

Ars Nova - Coral da UFMG apresenta Versos e Claves

20 de setembro, 19h30, Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1534 - Centro, Belo Horizonte)

21 de setembro, 19h30, Museu Inimá de Paula (R. da Bahia, 1201 - Centro, Belo Horizonte)

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação do Ars Nova Coral da UFMG

Ars Nova - Coral da UFMG apresenta 'Versos e Claves'

20 e 21 de setembro de 2022

19h30

20 de setembro no Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1534 - Centro, Belo Horizonte) | 21 de setembro no Museu Inimá de Paula (R. da Bahia, 1201 - Centro, Belo Horizonte)