Ars Nova Coral da UFMG reapresenta obra de de Arvo Pärt

No dia 2 de maio, terça-feira às 20h, o Ars Nova Coral da UFMG apresentará o seu segundo concerto da temporada 2017 no projeto Conexões Musicais do Conservatório UFMG. Neste dia, o Ars Nova reapresentará uma obra rara do repertório coral brasileiro: Passio Domini Nostri Jesu Christi Secundum Joannem do compositor estoniano Arvo Pärt, um dos mais celebrados compositores da atualidade. Entrada franca. O Conservatório UFMG fica na Av. Afonso Pena, 1534, centro. Informações pelo telefone (31) 3409-8300

Nesse concerto e durante toda a temporada, o Coral estará sob a regência do maestro Lincoln Andrade, após a saída da maestrina Iara Fricke Matte para realizar um pós-doutoramento nos Estados Unidos.

Passio Domini Nostri Jesu Christi Secundum Joannem, de Arvo Pärt

O repertório do concerto será composto unicamente pela peça Passio Domini Nostri Jesu Christi Secundum Joannem, do compositor estoniano Arvo Pärt. Passio é o exemplo por excelência do estilo tintinabuli de Pärt, estilo de composição criado e desenvolvido pelo compositor em que são utilizadas uma ou duas vozes para transmitir um longo texto em prosa de significado espiritual.

A obra, que dura cerca de 70 minutos, é apresentada por um quarteto de quatro cantores (soprano, alto, tenor e baixo) e quatro instrumentistas (oboé, violino, violoncelo e fagote), dispostos em variadas combinações ao longo da obra. Os solistas são Jesus e Pilatos, com Jesus representado por uma voz grave e plácida e Pilatos por um tenor, ambos acompanhados o tempo todo pelo órgão.

Sobre Arvo Pärt

Arvo Pärt nasceu em 11 de Setembro de 1935 em Paide, Estônia,. É um compositor que trabalha o estilo minimalista por meio da técnica de tintinnabuli, do latim, 'pequenos sinos', além de repetições hipnóticas.

Em 1944, o compositor presenciou a ocupação da Estônia pela União Soviética, que duraria 50 anos, deixando profundas impressões sobre ele. Sua evolução estilística é particularmente notável em 1976, com a composição de uma peça para piano que se tornou célebre, Für Alina, marcando uma ruptura com as suas primeiras obras e preparando o terreno para seu novo estilo, denominado por Pärt de "estilo tintinnabulum". Criador de uma música apurada, de inspiração profundamente religiosa, associada por alguns à música pós-moderna, Arvo Pärt atualmente aprofunda seu estilo tintinnabulum. Suas obras são executadas em todo o mundo e são objeto de mais de 80 gravações, além de serem muito usadas em trilhas sonoras de filmes e em espetáculos de dança.

Sobre o Ars Nova – Coral da UFMG

Fundado em 1959, o Ars Nova é referência na área de canto coral no Brasil e no exterior. Sob a regência do maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca – de 1962 a 2004 – o coro conquistou inúmeros prêmios e condecorações em importantes festivais nacionais e internacionais e realizou mais de 1400 apresentações no Brasil e em outros 17 países. Desde a sua retomada, em 2013, sob a regência da maestrina Iara Fricke Matte o Ars Nova realizou 91 concertos no Brasil e exterior, alcançando um público de mais de dezoito mil pessoas. Destacam-se, ainda, dois prêmios recebidos em 2016: o Troféu JK de Cultura e Desenvolvimento e a conquista do terceiro lugar, na categoria coro misto, no 34º Festival Internacional de Música de Cantonigròs, realizado em Vic, Catalunha, Espanha. O Ars Nova Coral da UFMG tem como regente atual o maestro Lincoln Andrade. A sede do Ars Nova fica no Conservatório UFMG (Avenida Afonso Pena, 1.534, Centro). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8316.

Lincoln Andrade - regente

É natural de Leopoldina, Minas Gerais. Possui doutorado em Regência pela University of Kansas, EUA, mestrado em Regência pela University of Wyoming, EUA, e é licenciado em Música pela Universidade de Brasília. Regeu concertos na Alemanha, Argentina, Chile, Espanha, nos Estados Unidos, Grécia, Hungria, Paraguai, Polônia, Portugal, e Turquia. Foi regente titular do Coral Lírico de Minas Gerais e, como maestro convidado, regeu concertos da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e da Orquestra de Câmara Opus. Lincoln Andrade é o produtor musical, apresentador e entrevistador do programa “Conversa de Músico”, produzido e veiculado pela TV Senado. É professor de regência e coordenador da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG.

Instrumentistas convidados: Eliseu de Barros, violino; Alexandre de Barros, oboé; Lucas de Barros, violoncelo; Raquel Carneiro, fagote; Robério Molinari, órgão.
Solistas: Mariana Piuzana, evangelista soprano; Sávio Alves, evangelista alto; Messias de Oliveira, evangelista tenor; Samuel Goetz, evangelista baixo; Júlio Chaves, Pilatos; e Carlos Araújo, Jesus.

Serviço
Conexões Musicais - Ars Nova Coral da UFMG - “Paixão Segundo São João de Arvo Part”
Música erudita
Data: