Ars Nova - Coral da UFMG retoma tradicionais concertos de natal após dois anos

Concertos em BH são gratuitos e apresentam obras em sete idiomas

O Ars Nova - Coral da UFMG se apresenta em três datas diferentes em Belo Horizonte no mês de dezembro, com o seu já tradicional Banquete de Vozes do Natal. Entretanto, o público não deve esperar uma apresentação unicamente tradicional e erudita: o repertório conta com obras em sete idiomas, viajando da Renascença ao contemporâneo e passando pela música popular brasileira. “Muita gente pensa que não, mas a gente tem música brasileira para o Natal! E o Ars Nova vai mostrar isso”, diz o maestro Lincoln Andrade, professor da Escola de Música da UFMG. “O repertório foi pensado em trazer uma diversidade maior de idiomas e de obras que representam o natal no mundo ocidental.” 

O coro, que reúne 22 cantores, já foi premiado nacionalmente e internacionalmente em seus 63 anos de existência. O maestro Lincoln Andrade conta que está empolgado com o retorno às apresentações com presença do público, já que em 2020 e 2021, após o início da pandemia de covid-19, o coro atuou de forma exclusivamente remota. “Fazer um concerto presencial é fundamental, depois de dois anos sem poder fazer um concerto de Natal com a presença do público. Estamos em processo de restauração, de reconstrução, de reerguer depois de uma hecatombe pandêmica dessas. A gente está muito feliz de poder fazer isso de novo em três concertos.”, afirma o maestro. 

Para os que nunca foram a uma apresentação de música coral, o maestro Lincoln diz que o Ars Nova costuma surpreender positivamente a muitos espectadores de primeira viagem e reforça o compromisso do coro com o seu público. Mais informações sobre a apresentação podem ser obtidas no Instagram do Ars Nova-Coral da UFMG, @arsnovacoraldaufmg. 

Serviço: 

Banquete de Vozes do Natal 
- 19 de dezembro, às 19h30, no Auditório da Reitoria da UFMG, no Campus Pampulha 
- 21 de dezembro, às 19h30, no Museu Inimá de Paula, na rua da Bahia, número 1201. 
- 22 de dezembro, às 19h30, na Igreja da Boa Viagem, na rua Sergipe, número 175. 

Sobre o repertório

∙ Virgen Sancta - Francisco Guerrero (1528-1599) 
Abertura do Banquete de Vozes de 2022 com um villancico, que é uma forma poética musical muito tradicional na península ibérica entre os séculos XV e XVIII. 

∙ Weihnachten - Felix Mendelssohn-Bartholdy (1809-1847) 
Continuando a primeira parte do Banquete de Vozes, de volta ao formato presencial, apresenta esse alegre moteto do alemão Felix Mendelssohn-Bartholdy. 

∙ A Hymn to the Virgin - Benjamin Britten (1913-1976) 
Apresenta esta pequena obra prima composta pelo britânico Benjamin Britten aos 16 anos pela primeira vez em 2017. 

∙ Five Childhood Lyrics - John Rutter (1945) 
Delicada obra para coro a cappella do compositor britânico John Rutter, um especialista em música coral, que homenageia o mundo infantil. 
Curiosidade: o poema apresentado na Primeira Canção, Monday’s Child, inspirou o nome da personagem Wandinha do universo da Família Addams. Em inglês, seu nome é Wednesday (quarta-feira), e o poema diz que a criança de quarta-feira é cheia de tristezas.

∙ Quatre motets pour le temps de Noël - Francis Poulenc (1899-1963) 
Poulenc é um dos compositores favoritos do Ars Nova-Coral da UFMG e esse ciclo de motetos para o Natal utiliza os textos tradicionais em latim e para evocar o mistério do nascimento de Jesus. 

∙ Five Hebrew Love Songs - Eric Whitacre (1970)
Com textos inspirados por uma reunião de amigos músicos na Alemanha, cada canção dessa suíte é um cartão postal poético que capta cada momento exuberante e romântico na sua totalidade. 

∙ Medley Banquete de Vozes - arr. : Lincoln Andrade (1959) 
Esse medley, apresentado pela primeira vez no Natal de 2018, reúne algumas das canções que o maestro, ainda criança, ouviu seu pai cantar na noite de Natal. Algumas dessas canções são apresentadas nos idiomas originais e nas versões em português. 
1. Veni, veni Emmanuel Melodia francesa do século XIII 
2. Il est né le Divin Enfant Melodia francesa do século XIII 
3. Silent night/Noite feliz Franz Grüber 
4. Boas Festas Assis Valente 

Sobre o Ars Nova 

O Ars Nova vem representando a cultura brasileira e a UFMG ao longo de 63 anos no Brasil e no exterior. Desde sua fundação, em 1959, o grupo conquistou inúmeros prêmios e condecorações em importantes festivais nacionais e internacionais e realizou mais de 1500 apresentações no Brasil e em outros 17 países. Atualmente, é regido pelo maestro Lincoln Andrade, que assumiu a regência do coro em 2017, quando foi criada a série Banquete de Vozes do Natal, um sucesso de público e crítica. 

Sobre o maestro Lincoln Andrade 

Lincoln Andrade é natural de Leopoldina-MG, tem doutorado em Regência pela University of Kansas (EUA), mestrado em Regência pela University of Wyoming (EUA), e é licenciado em Música pela Universidade de Brasília. Foi professor e maestro em diversas instituições e coros de prestígio, no Brasil e nos Estados Unidos. Atualmente é professor de regência na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), coordenador e regente do Ars Nova-Coral da UFMG.

Ficha técnica - Ars Nova - Coral da UFMG 
Regente: Lincoln Andrade Regente 
Assistente: Riane Menezes 
Pianista Correpetidor: Júlio Bastos
Sopranos: Amanda Moreira, Ariel Castilho, Carolina Claret, Letícia Muniz*, Núbia Eunice, Riane Menezes**, Tamirys Lino** 
Tenores: Gustavo Piffer, Hendrigo del Freitas, Jordane Morais, Messias de Oliveira*, Og Martins 
Altos: Aline Magalhães, Jamara Lopes, Jessye Oliveira, Lúcia Alves Melo*, Mariana Duarte, Priscila Neves 
Baixos: Carlos Morais, Dayvid Lucyan, Giancarlos de Souza*, Junior Stofel, Samuel Goetz 
(*Chefes de naipe e ** Cantoras convidadas) 
Produção: Tayane Bragança, Eric Pedroso, Stéphanie Sal 
Assessoria de comunicação: Isabela Lobato 
Administração institucional: Marina Araújo 

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação do Ars Nova Coral da UFMG

Serviço

Ars Nova - Coral da UFMG apresenta 'Banquete de Vozes do Natal'

19, 21 e 22 de dezembro de 2022

19h30

19 de dezembro, no Auditório da Reitoria da UFMG, no Campus Pampulha | 21 de dezembro, no Museu Inimá de Paula, na rua da Bahia, número 1201 | 22 de dezembro, na Igreja da Boa Viagem, na rua Sergipe, número 175