Ars Nova - Coral UFMG realiza concerto gratuito em comemoração aos 80 Anos de Adoração Perpétua da Igreja da Boa Viagem

No dia 16 de agosto o Ars Nova - Coral UFMG se apresenta na Igreja da Boa Viagem em comemoração aos 80 anos de Adoração Perpétua da Paróquia. O coro já tem um amplo histórico de apresentações na Igreja e agora, após encerrar a temporada do concerto Federico García Lorca e Amigos, traz um repertório variado com compositores desde o século XVII até a contemporaneidade. A Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem fica na Rua Sergipe, 175 – Funcionários. Entrada franca. Mais informações pelo telefone (31) 3409-8316.

Jubileu 80 Anos de Adoração Perpétua

A Igreja da Boa Viagem, além de ser provisoriamente a casa do arcebispado de Belo Horizonte, é um Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua. A Adoração Perpétua na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem começou em 1936, durante a Festa de Cristo Rei, ano em que Belo Horizonte recebeu o 2º Congresso Eucarístico Nacional; desde essa data, Jesus Eucaristizado encontra-se exposto, 24h por dia e fiéis se revezam em adoração permanente ao Santíssimo Sacramento. 

Construída em estilo Neogótico, a catedral foi tombada, em 1977, pelo Instituto de Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, Iphea.

Além disso, a construção ocupa hoje o local em que se iniciou a primeira aglomeração humana na região. Em 1709, o português Francisco Homem Del Rey ergueu, neste local, uma capela para abrigar a imagem de Nossa Senhora trazida de Portugal. A capela deu origem, no século XVIII a uma igreja em estilo colonial que recebia tropeiros que aqui paravam para pedir a bênção da Santa. No século XX, foi construída esta edificação que se tornou, a Catedral de Belo Horizonte. 

Em breve, Belo Horizonte ganhará sua nova Catedral, a Cristo Rei, localizada no bairro Jaqueline. Dessa forma, a Boa Viagem reassumirá a sua principal função. A de Santuário de Adoração Perpétua e marco do nascimento da Capital de Minas Gerais.

Ars Nova – Coral da UFMG

Fundado em 1959, o Ars Nova é referência na área de canto coral no Brasil e no exterior. Sob a regência do maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca – de 1962 a 2004 – o coro conquistou inúmeros prêmios e condecorações em importantes festivais nacionais e internacionais e realizou mais de 1400 apresentações no Brasil e em outros 17 países. Desde a sua retomada, em 2013, sob a regência da maestrina Iara Fricke Matte o Ars Nova realizou 93 concertos no Brasil e exterior, alcançando um público de mais de dezoito mil pessoas. Destacam-se, ainda, dois prêmios recebidos em 2016: o Troféu JK de Cultura e Desenvolvimento e a conquista do terceiro lugar, na categoria coro misto, no 34º Festival Internacional de Música de Cantonigròs, realizado em Vic, Catalunha, Espanha. O atual regente do Ars Nova - Coral da UFMG é o maestro Lincoln Andrade.

Lincoln Andrade

Lincoln Andrade é natural de Leopoldina, Minas Gerais. Mas foi em Brasília onde começou seus estudos em música e iniciou uma sólida carreira como professor e maestro. Possui doutorado em Regência pela University of Kansas, EUA, mestrado em Regência pela University of Wyoming, EUA, e é licenciado em Música pela Universidade de Brasília. Foi professor e diretor do Centro de Educação Profissional/Escola de Música de Brasília. Foi professor assistente premiado na University of Wyoming, na University of Kansas e na Indiana State University. Foi professor no curso de pós-graduação da Faculdade de Artes do Paraná, em Curitiba.

Foi diretor musical do grupo vocal Invoquei o Vocal e regente titular do Madrigal de Brasília e ganhou medalha de prata e medalha de ouro nas categorias coro misto e coro folclore, no Festival Internacional de Coros de Atenas, na Grécia, em 1994. Foi regente assistente do Coro Jovem Comunitário de Kansas City e maestro do Coro Lírico do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília. Foi também o maestro titular do Coral Brasília e ganhou medalha de ouro no Festival Internacional de Coros em Atenas, Grécia, em 2004. Regeu concertos na Alemanha, Argentina, Chile, Espanha, nos Estados Unidos, Grécia, Hungria, Paraguai, Polônia, Portugal, e Turquia. Foi regente titular do Coral Lírico de Minas Gerais e regeu concertos como maestro convidado da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e da Orquestra de Câmara Opus. Lincoln Andrade é o produtor musical, apresentador e entrevistador do programa “Conversa de Músico”, produzido e veiculado pela TV Senado. É professor de regência e coordenador da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG.

Programa

Franz Biebl (1906 – 2001)
Ave Maria 
É um moteto originalmente escrito para vozes masculinas. O austríaco Biebl utilizou o texto da Ave Maria, a saudação do arcanjo Gabriel a Maria e um trecho do Angelus, a anunciação propriamente dita. O próprio compositor escreveu esta versão para coro misto, em 1964.

Anton Bruckner (1824-1896)
Locus Iste
Locus iste é um moteto muito cantado na comemoração de aniversários das igrejas católicas. Este, em particular, escrito por Bruckner em 1869 foi dedicado à nova catedral de Linz, na Áustria, onde o compositor era mestre di cappella e foi o primeiro moteto escrito pelo compositor. 

Trond Kverno (1945)
Ave Maris Stella
Ave, Estrela do Mar tem uma origem difícil de precisar, como muitas orações medievais muito antigas. A liturgia católica saúda Nossa Senhora como “Estrela do Mar”, porque ela é a estrela mais brilhante, a mais alta, a mais suprema, que guia os navegantes em meio à escuridão. O sueco Trond Kverno compôs este moteto para dois coros, em 1976. Esta é a primeira audição do moteto em Belo Horizonte.

Johann Sebastian Bach (1685-1750)
Höchsterwünschtes Freudenfest
Este é o coro inicial da Cantata 194, escrita por Bach, em 1723. Apesar do aspecto profano do texto, que convida a todos a uma festa, esta cantata foi dedicada à reforma da igreja em Störmhal, onde Bach trabalhava. 

John Rutter (1945)
O How Amiable Are Thy Dwellings
Para muitos compositores o Livro dos Salmos é uma fonte constante de inspiração para obras corais. E John Rutter talvez seja o compositor contemporâneo que mais utiliza os textos dos salmos. Assim, ele compôs Psalmfest, uma coletânea de 12 salmos e entre eles este, o  número 8, é inteiramente dedicado à celebração da casa do Senhor. 

Henryk Mikolaj Górecki (1933 - 2010)
Totus Tuus 
O moto próprio do Papa João Paulo II era: “Sou todo teu, Maria, mãe do nosso Redentor, Virgem abençoada, Virgem piedosa, mãe do nosso Salvador!” O compositor húngaro Górecki escreveu este moteto em 1987 e dedicou ao Papa, em sua primeira visita à Polônia, sua terra natal. 

Assessoria de Imprensa da UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação do Ars Nova Coral da UFMG

(31) 3409-8316

www.facebook.com/coralarsnova

Serviço

Ars Nova - Coral UFMG realiza concerto gratuito em comemoração aos 80 Anos de Adoração Perpétua da Igreja da Boa Viagem

Dia 16 de agosto de 2017

20h

Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem - Rua Sergipe, 175, Funcionários - Belo Horizonte