Ars Nova representa o Brasil em festival de corais na Espanha

O Ars Nova – Coral da UFMG participa, de 14 a 17 de julho, do 34º Festival Internacional de Música de Cantonigròs, na Espanha. O grupo é o único competidor brasileiro do tradicional evento, que reúne coros e grupos de dança de vários países na cidade de Vic, na região da Catalunha.

Ao longo dos quatro dias de competição, o Ars Nova apresentará obras para coro misto e coro feminino. O repertório inclui peças românticas, renascentistas, contemporâneas e folclóricas de compositores brasileiros e estrangeiros. As 16 composições escolhidas vão contemplar as diversas categorias em que o grupo concorrerá.

A escolha do repertório também levou em consideração o desejo do Ars Nova de divulgar a música coral brasileira no exterior e de homenagear Carlos Alberto Pinto Coelho Fonseca, regente titular do grupo por 40 anos (1964-2004). Há quatro obras do maestro e compositor no repertório.

A viagem é viabilizada pela mineradora CBMM e pelo Programa Minas Música, da Secretaria de Cultura de Minas Gerais. A participação também é apoiada pelo Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (Apubh), pela Fundação Christiano Ottoni, pela Associação dos Servidores da UFMG (Assufemg) e pela NossaCoop.

Criado em 1959, o Ars Nova é o grupo de música coral brasileiro em atividade que mais recebeu prêmios no país e no exterior. Regido pela maestrina Iara Fricke Matte, tem seu repertório centrado em obras dos períodos renascentista, barroco e contemporâneo.

O Festival

Criado em 1983, o Festival Internacional de Música de Cantonigròs é uma competição mundial para corais mistos, femininos e infantis e grupos de dança folclórica. O evento, que já recebeu grupos de mais de 80 países ao longo da sua história, reunirá, em sua 34ª edição, mais de 30 participantes, de 14 países.

Jornalismo

Assessoria de Comunicação do Ars Nova