'Arte e Violência na América Latina' é o tema do segundo episódio do podcast do Conservatório UFMG

O Conversatório, podcast do Conservatório UFMG, promoveu um bate-papo com Melissa Rocha sobre arte e violência na américa latina. No novo episódio da série Arte em Tese, a pesquisadora da Escola de Belas Artes/UFMG conta sua experiência na documentação, catalogação e memória de arquivos históricos ligados à violência na América Latina, que resultaram em sua tese de doutorado, Arquivo Selvagem – Arte e Violência na América Latina, feita sob a orientação da professora Maria Angélica Melendi. Para ouvir o episódio, acesse o link: https://open.spotify.com/show/...

Melissa Rocha revela que o tema de seu estudo já a acompanha há muitos anos, pois sempre teve interesse por pesquisa de arquivos de imagem e da memória. Segundo a pesquisadora “Arquivo selvagem é uma forma anárquica criada para organizar as formas de violência no continente latinoamericano”. Ela ainda destaca que “se mede a democracia a partir da acessibilidade do arquivo, arquivos proibidos são os arquivos do mal porque mostram um governo de recessão, de ignorância...”. O arquivo e a transparência de dados em períodos ditatoriais se tornam então um ponto chave na pesquisa acadêmica e poética de Melissa.

A pesquisadora é membro do grupo de pesquisa Estratégias da Arte em uma Era de Catástrofes (EBA/UFMG) e já participou do projeto de pesquisa República (História/UFMG). Trabalhou como arte-educadora e como Assistente Curatorial no Instituto Cultural Inhotim. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: arte latinoamericana, fotografia, artes gráficas e arquivo.

Atualmente, colabora e orienta no Curso de Especialização em Ensino de Arte (EBA/UFMG). Defendeu o doutorado em 2019 pelo Programa de Pós Graduação em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais e sua tese está disponível para acesso público online através do site Repositório Institucional da UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Setor de Comunicação do Conservatório UFMG