Artistas da UFMG encenam musical Estação Natal em programação especial de fim de ano do Espaço do Conhecimento
No próximo sábado, 16 de dezembro, às 19h, a arena do prédio Rainha da Sucata, na Praça da Liberdade, recebe a estreia do musical Estação Natal, parte da programação especial de fim de ano do Espaço do Conhecimento UFMG. A apresentação tem entrada gratuita e classificação indicativa livre.
Em Estação Natal, a história se passa em um cantinho escondido do mundo, onde o tempo caminha a passos bem lentos, e em que há uma estação de trem. Lá, as notícias chegam pelas bocas dos caixeiros viajantes. Em um dos pátios, personagens pitorescos falam sobre situações cotidianas e desejam apenas o que dá prazer. Até que aparecem Cida, Rute, Silvia, José, Simão, Maria, alguns anjos e um sedutor comerciante. Por meio da música e da dança, o grupo conta uma história que já atravessa milênios: o sentido do Natal.
Dezembro tem um significado especial há muitos milênios, pelo menos sete mil anos antes do nascimento de Jesus. O motivo era o solstício de inverno, a noite mais longa do ano no Hemisfério Norte. A partir desse dia, o Sol começa a aparecer mais no céu, até atingir seu auge, no verão. Em algumas culturas, a data também era usada para celebrar alguns deuses. A partir do século 4, a igreja ocidental instaura o Natal como o dia do nascimento do messias.
Pensando o Natal como uma estação aguardada todos os anos, o musical conta essa história a partir de vozes que se encontram num lugar de espera pelo trem, na expectativa da chegada ou na tristeza da despedida.
Estação Natal é uma produção do Projeto Extramuros, do Programa de Dança Experimental da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, que está trabalhando no espetáculo desde agosto. O corpo artístico é composto por professores, alunos e ex-alunos da universidade, além de pessoas da comunidade.
Mais informações pelo site www.espacodoconhecimento.org.br, pelas redes sociaisdo museu ou pelo número (31) 3409-8350.